Home
»
»
Patos ganha Centro de Conciliação de Mediação, o 14º da Paraíba
Patos ganha Centro de Conciliação de Mediação, o 14º da Paraíba
Os cidadãos patoenses ganharam uma importante ferramenta na busca pela reivindicação dos seus direitos. A cidade de Patos recebeu um Centro de Conciliação e Mediação, o 14º da Paraíba. O espaço, inaugurado ontem (07), ajudará na resolução de conflitos judiciais, utilizando o diálogo e a argumentação para propor acordos entre as partes envolvidas na causa.
Presente na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, destacou a conciliação e a mediação como ponto de aproximação entre a justiça e a sociedade. “O Poder Judiciário está fazendo com que a população participe da negociação e da solução dos seus próprios conflitos. Isso cria uma mentalidade pacificadora”.
O Centro de Conciliação e Mediação chega a Patos através de uma parceria entre o TJPB e as Faculdades Integradas de Patos (FIP). Para o diretor geral das FIP, João Leuson Palmeira, a parceria entre a Faculdade e o Tribunal trará benefícios toda à região das Espinharas. “Podemos esperar bons serviços prestados à população, através desta parceria que hoje se concretiza. Para nós é motivo de orgulho receber a cúpula da justiça paraibana para inaugurar um órgão que vai beneficiar não só a cidade de Patos, mas toda a região”.
O evento ainda contou com a presença da diretora do Núcleo de Conciliação do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e do diretor adjunto, o juiz Fábio Leandro de Alencar. Ele destacou o engajamento das Instituições de Ensino Superior (IES) na política de incentivo à conciliação promovida pelo Núcleo. “É mais uma mostra de que o caminho que a justiça tem a seguir é de parcerias com Universidades e instalação dos Centros de Conciliação. Com certeza, a resposta da população ao jurisdicionado será eficaz e imediata”.
A coordenadora do Centro, Tayana Adélia Palmeira Gomes Nepomuceno, pontuou que a procura ao serviço pode ser feita por qualquer pessoa. “O cidadão pode vir ao Centro de Conciliação, falar que tem um conflito e que quer solucioná-lo. O caso será repassado para os conciliadores, que convidarão a outra parte envolvida na causa para uma conversa. O que for acordado no diálogo será homologado pelo juiz e executado”, explicou.
No mesmo espaço do Centro de Conciliação, funcionarão as novas instalações do Núcleo de Prática Jurídica das FIP (PRAJUR). O espaço é dedicado à prática acadêmica e presta serviço à comunidade. “Quem vem ao PRAJUR encontrará, antes de tudo, um serviço humanizado, com atendimento jurídico, orientação e encaminhamento das demandas processuais”, contou a coordenadora de Prática Jurídica das FIP, Gilmara Medeiros.
Para o coordenador do curso de Direito das FIP, André Gomes, o novo espaço e a parceria com o TJPB é uma conquista. “Nós conseguimos, de fato, angariar resultados até mais altos do que projetávamos. É uma parceria que tem um resultado extremamente benéfico não só para os nossos alunos nem só para o nosso curso, mas para a sociedade”. O Centro de Conciliação e Mediação de Patos e o Núcleo de Prática Jurídica das FIP estão funcionando na Rua João de Barros, nº 390, no bairro Brasília. Os serviços estão disponíveis de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.
0 comentários :
Postar um comentário