Trabalhadores rurais assentados da reforma agrária, agricultores familiares, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de outros órgãos federais e estaduais e de ONGs vão debater, nesta quinta-feira (16), na reunião extraordinária conjunta da Secretaria Executiva do Comitê de Articulação Estadual do Programa Territórios da Cidadania e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), o Plano Brasil sem Miséria e as ações previstas para a Paraíba. O evento será realizado na Sala de Reuniões da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa , a partir das 9h00, e vai contar com a participação do Secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues.
De acordo com o Delegado Federal do MDA na Paraíba, Antônio Alves, cerca de 80 pessoas são esperadas na reunião conjunta, que também vai contar com a participação de dois prefeitos municipais representando cada um dos seis Territórios da Cidadania da Paraíba.
Brasil Sem Miséria
O plano Brasil Sem Miséria foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff no dia 2 de junho e prevê investimentos federais de cerca de R$ 20 bilhões por ano até 2014.
O objetivo é promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, através da elevação da renda familiar per capita, da ampliação do acesso aos serviços públicos, às ações de cidadania e de bem estar social, e da ampliação do acesso às oportunidades de ocupação e renda a partir de ações de inclusão produtiva nos meios urbano e rural.
O plano Brasil Sem Miséria partiu do estudo do IBGE que apontou cerca de 16,3 milhões de cidadãos vivendo na linha da pobreza - tomando como ponto de corte pessoas com renda mensal de até R$ 70.
Territórios da Cidadania
Lançado pelo Governo Federal em 2008, o Programa Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável que integra ações do Governo Federal, de estados e de municípios. Estão mobilizados no Programa 22 Ministérios, 18 com ações.
Na Paraíba, são seis os Territórios da Cidadania: Borborema, Cariri Ocidental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul.
Os 120 territórios existentes no Brasil representam: 1.852 municípios (32,9% do total do País); 42,4 milhões de habitantes (23% do total do País), sendo 13,1 milhões da população rural (46% do total do País), 1,9 milhão de famílias da agricultura familiar (46% do total do País), 525,1 mil famílias assentadas da Reforma Agrária (67% do total do País), 3,9 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família (35,6% do total do País), 810 comunidades quilombolas (66% do total do País), 317 terras indígenas (52% do total do País) e 210,5 mil famílias de pescadores (54% do total do País).
Cabaceiras (PB) sedia 1° Intercâmbio Regional de Juventude Rural, de 16 a 19 de junho
De quinta-feira (16) a domingo (19) a cidade de Cabaceiras, a 184 Km de João Pessoa, no Cariri paraibano, receberá cerca de 300 jovens dos nove estados do Nordeste no 1° Intercâmbio Regional de Juventude Rural. O secretário nacional de desenvolvimento territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Souza, participará da mesa de abertura do evento, na manhã de sexta-feira (17).
Cada um dos 56 Territórios da Cidadania da região Nordeste deve enviar uma delegação formada por quatro jovens para participar do evento, que tem financiamento do MDA e será promovido pela Rede de Jovens do Nordeste (RJNE) e pela Escola Quilombo dos Palmares (Equip).
Programação
A programação da quinta-feira (16) se inicia com o credenciamento das delegações pela manhã e, à tarde, a partir das 15h00, com a passeata dos jovens pela cidade de Cabaceiras e com a mística de abertura. À noite, de quinta-feira (16) a sábado (18), os jovens participam de mostras de cinema, música, teatro e dança.
Na manhã da sexta-feira (17) haverá a Mesa de Abertura Institucional e, em seguida, a Mesa de debate com o tema “O Nordeste a Juventude Rural e o Modelo de Desenvolvimento”. A tarde será dedicada a rodas de diálogos por eixos temáticos: “Juventude e a Sustentabilidade e permanência no Campo”, “Juventude educação no campo, Identidade Cultura” e “Juventude e Participação”.
Ainda no final da tarde do dia 17, serão iniciadas oficinas, que continuarão durante todo o sábado (18).
No último dia do Intercâmbio, domingo (19), será aberta a Feira dos Territórios, com apresentações culturais e lançamentos de produtos. O evento se encerra com um almoço de confraternização.
“Roliúde Nordestina”
Cenário escolhido para mais de 20 filmes, entre produções de longa e curta-metragem, o município de Cabaceiras se auto-denomina, como promoção de marketing, a “Roliúde Nordestina”.
O clima estável e a paisagem do semi-árido nordestino serviu a variadas produções de longa-metragem, como “O auto da compadecida” e “Romance”, do diretor Guel Arraes; “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; além de filmes de curta-metragem, como o documentário “Cabaceiras”, de Ana Bárbara Ramos, e “Tempo de Ira”, de Marcélia Cartaxo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cabaceiras é o município brasileiro que registra a menor quantidade de chuvas – característica que, somada ao baixo valor cobrado por locações, hospedagem e figuração, atrai equipes cinematográficas ao reduzir o tempo e o custo das produções.
0 comentários :
Postar um comentário