A pesquisa 'Avaliação e seleção de oleaginosas em ambientes estressantes' agora se prepara para uma das fases mais importantes do seu desenvolvimento. Depois de mais de quatro anos de análise do comportamento das plantas nos fitotrons, chegou o momento de verificar qual será o comportamento das cultivares no ambiente quente e árido do Sertão paraibano, particularmente nos municípios de Patos e Catolé do Rocha.
Conforme Napoleão Beltrão, essa etapa da pesquisa começará no próximo mês e os dois municípios foram escolhidos pelo fato de, nessa época do ano apresentarem temperaturas que chegam a 40°C . "A partir dessa fase poderemos avaliar com melhor precisão os efeitos do aquecimento global no desenvolvimento das cultivares", explica.
A pesquisadora Maria do Socorro Rocha, pós-doutoranda em fisiologia vegetal pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), completa que já houve a seleção das linhagens que devem se submeter a essa nova fase da pesquisa. "Se nossas pesquisas se confirmarem, as linhagens escolhidas deverão se adaptar bem ao ambiente adverso do Sertão nessa época do ano", projeta.
0 comentários :
Postar um comentário