Segurança pública foi tema da entrevista concedida pelo deputado federal paraibano, Major Fábio (DEM), ao programa Palavra Aberta da TV Câmara. A conversa girou em torno do alto índice de mortes violentas no Brasil, na Região Nordeste e em especial na Paraíba.
O parlamentar tem alertado diariamente as autoridades para a necessidade de políticas públicas eficazes de combater a onda de criminalidade que avança no Brasil. “A criminalidade avança e o efetivo da Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, tem diminuído”, reclamou o Major Fábio.
Segundo ele existe no Brasil uma epidemia de drogas. Na Paraíba, o recrutamento de jovens para a comercialização de drogas é algo que muito preocupa. “Infelizmente esse tem sido o primeiro emprego de alguns jovens que estão em situação de risco. Qual a política de proteção social desenvolvida pelo governo da Paraíba”, questionou o deputado Major.
O número de assassinatos no Brasil entre 2004 e 2007 é maior que as baixas dos 12 maiores conflitos armados no mesmo período. Nesses quatro anos, 192.804 pessoas foram assassinadas a tiros no Brasil. As guerras provocaram a morte de 169.574 pessoas. Entraram nessa conta o Iraque, Afeganistão, Paquistão, Palestina e Colômbia, entre outros. Os dados são do Mapa da Violência 2013, elaborado a partir de informações do Ministério da Saúde, no Brasil, e da Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Além dos problemas na área de segurança pública, o Major Fábio abordou a luta pela criação do piso nacional dos profissionais de segurança pública, a chamada PEC 300.
0 comentários :
Postar um comentário