Home » » ARTIGO - SOMOS TODOS MORTAIS

ARTIGO - SOMOS TODOS MORTAIS

* Autor: Padre Djaci Brasileiro

“Orai e vigiai, pois não sabeis nem o dia e nem a hora”. Disse Jesus. Como é notório, todos chegaremos ao final de nossa existência, querendo ou não. É uma realidade transcendental pela qual todos passarão: ricos, pobres, agricultores, doutos, analfabetos, famosos, latifundiários, Presidentes, Generais, Papas. Não escapa ninguém. Graças a Deus! Jesus, nas suas palavras supracitadas, queria dizer o seguinte: a morte é inevitável, por conta disso, preparem-se para o encontro definitivo com Deus.

            Infelizmente, nesta sociedade materialista, hedonista, consumista, por que não dizer, secularista, muitas pessoas poderosas, endinheiradas, cheias de vida, encasteladas nas suas vaidades, vivem como se não fossem morrer. A cada dia que passa, preocupam-se mais e mais com status, beleza física, satisfação pessoal, poder, notoriedade e com seus bens materiais. No tocante aos bens terrenos, vivem obcecadas, sempre pensando adquirir mais, lucrar mais, para isso, passam por cima dos valores ético-morais, explorando os pobres, praticando todo tipo de corrupção, sem contar com outras atitudes incompatíveis com a dignidade da pessoa humana. Para essa gente gananciosa, orgulhosa, vaidosa, vale a sentença bíblica: “Vaidade das vaidades tudo é vaidade”.

            Para esses “semi-deuses”, o que importa é o viver no aqui e agora.. O pior, é que esse comportamento anticristão, desumano é praticado muitas vezes, por pessoas que se dizem cristãs, que vão à igreja ou ao templo, lêem a Bíblia, se confessam , recebem a Eucaristia louvam a Deus. Mais que hipocrisia desses cristãos! Eis o que diz Jesus: “Nem todos aqueles que dizem Senhor, Senhor, será salvo”. Ora, até o diabo acredita em Deus.

            Para que tanto apego às coisas desta vida efêmera? O que adianta tanto orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ambição? Quantas pessoas, pelo fato de ganhar bem, morar em mansões, possuidoras de diplomas, de anel de ouro no dedo (médicos, juízes, promotores, advogados, políticos, empresários, engenheiros etc.), ter bons empregos, ocupar cargos importantes na sociedade, só pisam no chão porque é o jeito, e mal falam com as pessoas simples, humildes, necessitadas, tratando-as com indiferença, arrogância, prepotência, como se esses queridos filhos de Deus não fossem pessoas humanas possuidoras de dignidade. Acontece também, que muitos dessas pessoas, antes pobres, de família humilde, da roça, pelo o fato de sua ascensão profissional, financeira, passam a desconhecer seus parentes humildes, suas origens, seu passado, e o pior, estufando o peito de orgulho e desconhecendo suas origens.

            Muitas pessoas humildes, pobres, injustiçadas, vítimas de preconceitos, tratadas com desdém pela sociedade e por certas autoridades religiosas, comentam coisas que deixam meu coração de pastor dilacerado, partido. Comentários tristes, revoltantes. Tratam-se, indubitavelmente, de desabafos:
-“Seu padre, eu tenho um primo,que agora é doutor, ganha muito, anda só de carrão,Agora seu padre,ele passa por nós, e nem dá um bom dia. O bicho tá todo orgulhoso. Passa por nós, como se nós não fosse família dele”.
“eu tenho uma prima rica,só anda de carro importado, uma vez eu tava numa festa e uma pessoa perguntou pra ela: fulana você é família desse camarada? Ah,seu padre,ela disse : ele ainda é parente de meu pai,mas bem distante.Nojenta,sou sobrinho do seu pai,pensei eu.Pense num desgosto.Antes, a gente andava de jumento pra roça,e hoje ,nem me conhece.Tá bom,entrego nas mãos de Deus”.
-“Padre, o médico me tratou mal. Ele mandou que eu me afastasse dele, eu não sei por que seu padre, eu acho que porque eu sou pobre. Isso foi numa consulta, padre”.
-Seu padre, só porque sou pobre, não tenho nada na vida, fui mal recebido pelo juiz. Ele, seu padre, falava comigo gritando, e eu seu padre só fazia chorar. Depois, voltei para minha casinha, e minha filha de meu um chá prá eu me acalmar. Olha, padre, só porque eu só pobre,tenho certeza disso”.
-“Meu querido padre, uma vez eu fui a casa de uma pessoa rica da cidade, e quando bati palma,fui logo ouvindo:o que é,o que foi,tá não, pode ir embora. Fiquei um capeta”.
-“uma coisa vou dizer ao senhor, seu padre, quem é pobre neste mundo é tratado como cachorro. Veja padre, as fila nos hospitais, só tem mesmo é gente lascada, sem nada prá viver. A gente não vê um rico na fila, nem esses filhos de papai”.
-“eu conheço uma moça, padre, que depois que se formou em medicina, agora é outra pessoa: orgulhosa, vaidosa, parece que não é filha de Deus. Ela era pobre, e agora ficou tão besta”.
-Olha padre, o pobre, quando chega no hospital,numa repartição pública, é tratado como gato,como bicho,ninguém olha pra ele, e quando é atendido, é atendido de forma grosseira, nojenta, seu padre”.
-Padre Djacy, uma vez eu tava na estrada, passou um parente meu, ele é doutor,e nem olhou para mim....eita bicho orgulhoso esse meu primo”.
-“Padre, me diga uma coisa, lá no céu, tem esse negócio de gente que foi importante na terra, ocupar os primeiros lugares? Se for assim, seu padre Djacy, a gente ta é lascado. Nem no céu o pobre tem vez. Vixe Maria”
-“Padre, tem gente que quando se forma, ou arruma um bom emprego, nJOão fala mais com a gente, fica toda orgulhosa, antipática”.
“Padre Djacy,uma doutora assim me falou: eu sou médica,sou mais importante que qualquer pessoa, eu sou como Deus.Quero ver as pessoas não correrem atrás de mim?”.
“certo juiz seu padre, me disse: o que é? O que deseja? Saia da minha frente. Padre, sai chorando e pensando: não sou nada neste mundo”.
“Olha, padre, tem gente que se sente tão importante,tão sem igual,que não dá um bom dia a ninguém,sobretudo as pessoas pobres,as pessoas sem nada na vida”.
“por que tanto orgulho, vaidade, cara dura, tanta besteira, se a qualquer momento pode ter uma dor de barriga e fazer as coisas no meio da rua,num salão de festa,no carro”.
“padre Djacy, penso que essa gente granfina só usa banheiro porque é o jeito”
“Bom, padre Djacy,o padre fulano de tal me recebeu muito mal na sua casa,nem sequer me mandou sentar.Estava com tanta sede,mas tive cerimônia em pedir água.Pense,seu padre, no luxo da casa.Eita casa bonita a do padre.Eita como o padre e sua equipe são antipáticos,Deus me livre.E é porque é padre, imagine se não fosse.Esse padre não é de Deus,me tratou com muito mal”.
“padre, esse povo besta, importante, faz as mesmas coisas que as outras pessoas fazem? sentem dores, tem dor de barriga, solta gases, tem dor de barriga, vomita,usa sanitário”?
“Meu amigo, uma coisa é certa, tem gente que só porque é importante, doutor prá lá, doutor prá cá,quando morre,depois de algumas horas, a podridão toma conta.Não é assim, padre”?
“Ah, padre, minha filha queria fazer medicina, fez um bocado de vestibular, mas não passou. Agora,sabe quem passa para fazer medicina na Universidade Pública? Claro, os filhos de ricos. Como minha filha é pobre, nada”.
“Estou fazendo um bingo para arrecadar dinheiro para pagar a cirurgia do meu filho, pois o médico disse que só faz se pagar na hora”.
“Eu fui reclamar que o médico não cumpre o horário integral no PSF, sabe o que ele falou? Ele falou que o problema era dele, e pronto”.
“Olha,meu amigo padre, meus filhos depois que se tornaram doutor,agora têm vergonha do pai e da mãe,só porque a gente é velho,feios, só porque  a gente não tem dentes e tem o rosto engiado.Eles têm vergonha de nós padre”.
            Muitas vezes, essa gente pensa que é imortal, que não vai morrer, apodrecer e feder, tem até nojo de pegar na mão dos seus semelhantes (literalmente falando), pelo fato de serem pobres. Há patricinha ou mauricinho que, quando está no seu carro importado, mais parece um robô: empina o nariz, endurece a cara e mal olha para as pessoas. Parece que não é mortal. Besteira das besteiras, tudo é besteira. Um dia a morte pega esses granfinos e sua carne vai apodrecer para a felicidade dos germes. Duvido que seu dinheiro, sua beleza física, seu anel de doutor venha em seu socorro. Essa gente pensa que não morre, que não tem julgamento por parte de Jesus, que disse: “Ai dos que maltratam os pobres”.
            Nas missas de exéquias, ou missas de finados, faço questão de chamar a atenção dos cristãos católicos para a brevidade da vida. Digo-lhes que é imprescindível que  nos preparemos para o momento final de nossa existência humana, e que no instante final da vida ser-nos-emos julgados pela prática do amor, conforme diz São João da Cruz: “no entardecer da vida, seremos julgados pelo o amor”. Faço questão de citar muitas expressões bíblicas, visando fazer com que os ouvintes tenham uma melhor compreensão sobre a necessidade de prepararem-se cristamente para a morte. Ei-las:
“Como o sopro do vento é o homem, os seus dias são sombra que passa (Salmo 143);
“Nós não temos cidade permanente, estamos olhando para a cidade futura (Hebreus, 13,14);
 ““ Não dura muito o homem rico e poderoso; é semelhante ao gado gordo que abate”; “morrem os sábios e os ricos igualmente”; morrem os loucos e também os insensatos, e deixam tudo que possuem aos estranhos”Sl 48(49);
“para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”(Fl 1,21);
 “Nós, porem, somos cidadãos do céu”(Fl 3,20);
“Como sopro se acabam nossos anos.Pode durar setenta anos nossa vida,os mais fortes talvez cheguem a oitenta;a maior parte é ilusão e sofrimento:passam depressa e também nós assim passamos(Sl 89);
“Ninguém se livra da morte por dinheiro. Nem a Deus pode pagar o seu resgate; A isenção da morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal” Sl 48(49);
“A morte é justa e vem para todos indistintamente” (Salmo 48(49)
            Uma coisa eu digo, e sem medo de errar, que o cemitério é o lugar onde todos moram bem coladinhos: pobres, ricos, doutos, pessoas importante de narizes empinados, arrogantes, prepotentes. Pensem num lugar, onde todos são iguais? Agora, o negócio não é no cemitério, é na outra vida. Certamente, os pobres terão prioridade na Casa do Pai. Lembremo-nos da famosa parábola do famigerado rico e do pobre Lázaro, contada por Jesus. Então, reflitamos, antes que seja tarde.
Quero ver os figurões, os granfinos, os importantes, os mandões, os não me toquem, os narizes empinados escapar dessa. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. E eu não estou nem aí.
            Não estou generalizando, pois, há muitas pessoas ricas,formadas,ocupando cargos elevados, que se comportam como verdadeiros cristãos, pautando sua vida no amor e respeito ao próximo;como também há gente pobre economicamente,que leva uma vida contrário aos princípios evangélicos.Estes, não resta dúvida,serão julgados severamente.
            O amor será o critério maior do nosso julgamento final. Não foi por acaso, que Jesus tanto insistira no mandamento do amor: “amai-vos uns aos outros”.
            Então, quem não ama (amor concreto, histórico) ou não tem compromisso de libertação com os pobres, seja quem for, padre,bispo, papa, freira, leigo (a), pobre, rico, doutor (a),empresário,político, gente granfina etc., está na contra mão de Jesus Cristo, que é vida e caminho para todos. E a porta do inferno não é nada estreita.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger