Home » » Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto de Cícero que obriga aplicação de 18,5% em saúde pública

Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto de Cícero que obriga aplicação de 18,5% em saúde pública


De acordo com o senador, o tema ganhou a pauta principal do Congresso. “O governo federal já se articula para encaminhar um projeto com 15%, mais uma vez, atropelando o Congresso. No entanto, o que mais desejo é a verdadeira ampliação dos recursos na saúde pública”, disse o senador em sua página pessoal no Facebook.
Lucena observou que a União retraiu progressivamente a cota destinada à saúde na divisão das receitas orçamentárias. “A participação do Ministério da Saúde no Orçamento da União foi reduzida de 8% para 6,8% entre 2000 e 2010. Enquanto isso, o ônus de sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS) recai cada vez mais sobre os ombros de estados e municípios”, denunciou.
A iniciativa de Cícero pretende recuperar a luta do movimento municipalista que durante anos sonhou com a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, que entre outras iniciativas, destinava a aplicação em saúde de 10% da receita bruta da União. “O que deveria ser motivo de intensa comemoração pelos militantes na defesa da saúde pública brasileira transformou-se em frustração, pois o que prevaleceu foi à regra de estabelecer o piso com base no montante aplicado no exercício financeiro anterior, corrigido pela variação nominal do produto interno bruto”, explicou.
“Nesse sentido, propomos retomar a ideia de fixar um percentual mínimo da receita da União a ser aplicado em saúde, desta vez tomando por base de cálculo a receita corrente líquida. Essa medida atenderia aos anseios dos 95% da população que opinaram favoravelmente ao aumento da destinação de recursos para a saúde e evitaria contestações jurídico-constitucionais ao texto normativo”, justificou.

Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger