Home » » Patos e Cajazeiras lidera casos de hanseníase na Paraíba e Ministerio Público vai investigar os motivos

Patos e Cajazeiras lidera casos de hanseníase na Paraíba e Ministerio Público vai investigar os motivos

A manutenção nos últimos dez anos de cerca de 700 novos casos de hanseníase na Paraíba forçou o Ministério Público do Estado a investigar os motivos desse cenário.

Com 40% desses casos se concentrando na região do Sertão, a promotoria da Saúde de Patos abriu um procedimento preparatório prévio para que a Secretaria do Estado de Saúde investigue os motivos.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, em 2012 foram registradas maiores taxas de incidência da doença nas cidades de Patos e Cajazeiras, com 35,29% e 96,4%, respectivamente.

Esses números apontam que nessas duas cidades no ano passado foram diagnosticadas com a doença 36 pessoas em Patos e 57 em Cajazeiras. Já este ano, até julho, 27 pacientes no primeiro, e 50 no segundo município também foram confirmados como recém-diagnosticados. Por conta disso a promotora Edivane Saraiva de Souza, recomendou à secretaria providências para que em 30 dias sejam apontadas alternativas para aumentar a política de prevenção contra a doença.

“É preciso ser feito um planejamento para a execução das ações realizadas e quais foram seus resultados. Demos um prazo de 30 dias para que sejam observadas essas questões, sob pena de incursão de medidas administrativas e judiciais cabíveis ao caso. Para mudar esse cenário é preciso desenvolver técnicas de prevenção e orientação nas unidades de saúde para que as estratégias sejam alcançadas”, disse a promotora.

A chefe do Núcleo de Doenças Endêmicas da Secretaria de Saúde, Mauricélia Holmes, apontou que outras cidades também estão com uma taxa considerável de novos casos diagnosticados. Segundo ela, Santa Rita, com 27 casos, Campina Grande com 50 e João Pessoa com 43, todos este ano, são peças fundamentais de estratégia de combate à doença.

Segundo ela, por esses municípios possuírem centros de tratamento e programas específicos de combate à hanseníase, torna-se mais efetiva a luta contra esses números.

“Essas cidades têm um serviço de referência. Mas, nossa preocupação são os municípios do Sertão, que chegam a concentrar 40% do total dos casos de todo o Estado. Há dez anos a média de novos diagnósticos tem variado de 670 a 700 confirmações, mas a partir de novas estratégias que estamos montando, acredito que podemos mudar esse cenário. E a primeira medida será realizar testes de prevenção com adolescentes menores de 15 anos, que já começam a apresentar alguns sintomas da doença”, afirmou Mauricélia Holmes.

Além de Patos e Cajazeiras, a promotora Edivane Saraiva disse que irá também cobrar medidas de prevenção das secretarias municipais das cidades de Santa Terezinha, Cacimba de Dentro, São José de Piranhas e Quixabá, todas localizadas no Sertão, que até o ano passado não apresentaram casos da doença, mas este ano já tiveram os primeiros pacientes confirmados.

“Precisamos saber os motivos desse surgimento, e também cobrar campanhas de prevenção para que as pessoas se previnam da doença”, afirmou a promotora.


Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger