Home » » Museu dos Municípios da Paraíba vai custar R$ 2,5 milhões

Museu dos Municípios da Paraíba vai custar R$ 2,5 milhões

 


A União Brasileira de Municípios (UBAM) reuniu na última quinta-feira (11), várias autoridades ligadas a órgãos que tratam do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado da Paraíba. O evento aconteceu na sede estadual da entidade, com a participação de Lis Albuquerque, diretor da Fundação Espaço Cultural, Emanuel Oliveira Braga, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Sandra Valéria, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN), Átila Bezerra Tolentino, representando o Ministério da Cultura, José Ozildo e Rosélia dos Santos, ambos os pesquisadores e autores da Enciclopédia dos Municípios, Martha Lúcia Oliveira Smith, do IPHAEP, Rejane Germóglio e Heleonora Bronzeado, da Fundação Casa de José Américo, Professor Renault de Souza, Coordenador Nacional de Museus e, representando o segmento empresarial, o executivo Luismar Resende, que possui uma imensa folha de serviços prestados em prol de projetos culturais e históricos por todo país.

O Coordenador Nacional dos Museus é o professor Renault de Souza, paraibano, de Santa Luzia, radicado em Brasília, há 52 anos. Renault dirigiu a Fundação Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), foi presidente da Central de Medicamentos (CEME), Técnico em Assuntos Educacionais do Ministério da Educação e, atualmente, professor de Filosofia e Sociologia da Educação e Subsecretário Nacional de Seguridade Social da Força Sindical. Ele idealizou, de 1982 a 1984, a “Gincana Cultural Descubra a Paraíba”, lançando a coleção do “Livro dos Municípios”, e fez publicar, com participação de historiadores, poetas, repentistas, artistas e mestres da cultura local, toda a história de Cajazeiras, Santa Luzia, Juazeirinho, Sumé, Campina Grande, Cuité e Guarabira e criou o Museu Comunitário de Santa Luzia.

 “Nessa reunião, criamos uma comissão técnica para viabilizar a instalação do Museu dos Municípios, que será caracterizado como um “Museu Vivo”, que retratará a verdadeira história da fundação das cidades paraibanas, tanto no cúmulo escrito, como nos objetos e utensílios usados na antiguidade, o que reforçará a imagem de um grande acervo histórico relativo à nossa colonização e modo de viver dos que construíram a história dos nossos Municípios, os quais servirão de atrativo para a visitação e instrumento para fomentar o turismo cultural.” Disse o presidente da UBAM, Leonardo Santana.

Leonardo ressaltou que o Museu dos Municípios se constitui num imenso avanço para resguardar a historia e a cultura das cidades, como forma de descobrir traços dos valores históricos ainda ocultos, que farão parte de todo acervo do Museu, com a mostra da antiguidade que será colhida dos Municípios. O Museu dos Municípios da Paraíba, segundo ele, será instalado na capital, em um dos belos casarões situados na Avenida João Machado – que se encontra em estado de abandono - o qual passará por revitalização e restauração dos traços históricos, com recursos que chegarão a mais de 2,5 milhões de reais, financiados pelo governo federal, empresas multinacionais e pelo governo da Alemanha e Espanha.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger