Desde a última segunda-feira, 13, com a abertura da I Semana de Arte-Jovem no CRAS Geralda Medeiros, a cidade de Patos se transformou em celeiro cultural, onde adolescentes de 15 a 17 anos estão tendo a oportunidade de despertar a índole artística através de oficinas de arte-educação, que contemplam diferentes formas de expressões artísticas.
Oficinas de dança contemporânea, circo, dança afro-brasileira, danças circulares, canto coral, hip-hop, grafitagem, confecção de adereços, percussão e artes cênicas estão sendo oferecidas a 600 adolescentes do Projovem que compõe os cinco núcleos da Capital do Sertão, sendo realizadas arte-educadores do movimento cultural Fazendo Arte de Recife.
O adolescente Lucas Gomes de Carvalho, que frequenta o coletivo do Projovem no Distrito de Santa Gertrudes, e que na I Semana de Arte-Jovem está participando da oficina de Danças Circulares, avaliou positivamente as atividades. “A I Semana de Arte Jovem está sendo ótima, os facilitadores são muito bons e a orientação é diferente. É muito legal fazer trabalhos coletivos, porque como estão participando adolescentes de toda cidade de Patos que frequentam o Projovem, a interação é grande. Você observar pessoas que não dançam participando de oficinas de dança, da mesma forma pessoas que não cantam se interessando em aprender a cantar é bem legal. Dessa forma o Projovem Adolescente está acrescentando na minha vida sabedoria e experiência, pois sei que estou subindo mais um degrau na minha vida”, enfatizou.
As atividades da I Semana de Arte-Jovem acontecerão até a próxima sexta-feira, 17, no Centro de Referência de Assistência Social Geralda Medeiros, localizado na Avenida Lima Campos, Bairro São Sebastião, nos turnos manhã e tarde. O evento é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Social, através da coordenação do Projovem Adolescente.
A secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou a importância de proporcionar, através da arte, inclusão social, para os adolescentes patoenses. “É uma oportunidade importante para esses adolescentes conhecer e aprender a valorizar a cultura através da arte, praticando danças novas, trabalhando com artesanato, aprendendo técnicas circenses, além de desenvolver a musicalidade. A arte hoje vem com o intuito de integrar, uma vez que os adolescentes aprendem a valorizar a cultura, adquirir conhecimento e ter desenvoltura na parte motora e psicossocial”.
Helena Wanderley antecipou ainda que a sociedade patoense poderá participar da I Semana de Arte-Jovem em dois grandes momentos. “Queremos convidar toda população, a sociedade política e civil patoense para prestigiar amanhã, 16, um espetáculo intitulado “O Baile do Menino Deus” promovido pela o Grupo Os Sertões e a Companhia Cariris, que já se apresentou em diversos Estados brasileiros. Uma Ópera Popular de Ronaldo Brito com direção de Genivaldo Francisco. O espetáculo que será aberto ao público, acontecerá na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Casinha do Papai Noel, a partir das 19h. Já na sexta-feira, 17, no mesmo horário e local, a população está convidada para participar da II Mostra Artística Cultural do Projovem Adolescente, quando os adolescentes terão a oportunidade de mostrar a sociedade, tudo que aprenderam durante as oficinas de arte-educação. Um momento único e especial para eles”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social.
O Projovem Adolescente é um programa socioeducativo responsável por criar espaços onde os adolescentes avancem no seu processo de autoconhecimento, percepção e ação diante da realidade ao qual estão inseridos; instigando-os a construir um início de percurso profissional e a se preparar para futuras qualificações e formações que exijam criatividade, criticidade e iniciativa no mercado de trabalho, fundamental para sua realização pessoal e profissional.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Social
Nayane Rodrigues
0 comentários :
Postar um comentário