Home » » I Semana de Arte-Jovem transforma rotina de adolescentes em Patos

I Semana de Arte-Jovem transforma rotina de adolescentes em Patos



Desde a última segunda-feira, 13, com a abertura da I Semana de Arte-Jovem no CRAS Geralda Medeiros, a cidade de Patos se transformou em celeiro cultural, onde adolescentes de 15 a 17 anos estão tendo a oportunidade de despertar a índole artística através de oficinas de arte-educação, que contemplam diferentes formas de expressões artísticas.

Oficinas de dança contemporânea, circo, dança afro-brasileira, danças circulares, canto coral, hip-hop, grafitagem, confecção de adereços, percussão e artes cênicas estão sendo oferecidas a 600 adolescentes do Projovem que compõe os cinco núcleos da Capital do Sertão, sendo realizadas arte-educadores do movimento cultural Fazendo Arte de Recife.

O adolescente Lucas Gomes de Carvalho, que frequenta o coletivo do Projovem no Distrito de Santa Gertrudes, e que na I Semana de Arte-Jovem está participando da oficina de Danças Circulares, avaliou positivamente as atividades. “A I Semana de Arte Jovem está sendo ótima, os facilitadores são muito bons e a orientação é diferente. É muito legal fazer trabalhos coletivos, porque como estão participando adolescentes de toda cidade de Patos que frequentam o Projovem, a interação é grande. Você observar pessoas que não dançam participando de oficinas de dança, da mesma forma pessoas que não cantam se interessando em aprender a cantar é bem legal. Dessa forma o Projovem Adolescente está acrescentando na minha vida sabedoria e experiência, pois sei que estou subindo mais um degrau na minha vida”, enfatizou.

As atividades da I Semana de Arte-Jovem acontecerão até a próxima sexta-feira, 17, no Centro de Referência de Assistência Social Geralda Medeiros, localizado na Avenida Lima Campos, Bairro São Sebastião, nos turnos manhã e tarde. O evento é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Social, através da coordenação do Projovem Adolescente.

A secretária do Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, destacou a importância de proporcionar, através da arte, inclusão social, para os adolescentes patoenses. “É uma oportunidade importante para esses adolescentes conhecer e aprender a valorizar a cultura através da arte, praticando danças novas, trabalhando com artesanato, aprendendo técnicas circenses, além de desenvolver a musicalidade. A arte hoje vem com o intuito de integrar, uma vez que os adolescentes aprendem a valorizar a cultura, adquirir conhecimento e ter desenvoltura na parte motora e psicossocial”.

Helena Wanderley antecipou ainda que a sociedade patoense poderá participar da I Semana de Arte-Jovem em dois grandes momentos. “Queremos convidar toda população, a sociedade política e civil patoense para prestigiar amanhã, 16, um espetáculo intitulado “O Baile do Menino Deus” promovido pela o Grupo Os Sertões e a Companhia Cariris, que já se apresentou em diversos Estados brasileiros. Uma Ópera Popular de Ronaldo Brito com direção de Genivaldo Francisco. O espetáculo que será aberto ao público, acontecerá na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Casinha do Papai Noel, a partir das 19h. Já na sexta-feira, 17, no mesmo horário e local, a população está convidada para participar da II Mostra Artística Cultural do Projovem Adolescente, quando os adolescentes terão a oportunidade de mostrar a sociedade, tudo que aprenderam durante as oficinas de arte-educação. Um momento único e especial para eles”, explicou a secretária do Desenvolvimento Social.

O Projovem Adolescente é um programa socioeducativo responsável por criar espaços onde os adolescentes avancem no seu processo de autoconhecimento, percepção e ação diante da realidade ao qual estão inseridos; instigando-os a construir um início de percurso profissional e a se preparar para futuras qualificações e formações que exijam criatividade, criticidade e iniciativa no mercado de trabalho, fundamental para sua realização pessoal e profissional.


Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Social
Nayane Rodrigues
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger