A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança neste sábado (31) o projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais”, que percorrerá as principais cidades da Paraíba com o objetivo de promover a capacitação de gestores e produtores na área da gestão pública de cultura. O lançamento do projeto acontece às 9h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e segue durante todo o dia com a programação do 1º Seminário Paraibano de Economia Criativa.
Tema da primeira edição dos Seminários Itinerantes, a discussão sobre economia criativa será abordada a partir de três concepções. No campo da gestão, o criador do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, Célio Turino, abordará tópicos relacionados às políticas públicas que mesclam cultura e desenvolvimento sustentável. No campo acadêmico, o professor da USP, Pablo Ortellado, apresenta uma discussão sobre o uso das novas tecnologias na perspectiva da economia criativa, resultado de estudos do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação.
Ainda no campo acadêmico, o professor da UFPB, Paulo Cavalcanti Filho, apresenta uma análise sobre sistemas e arranjos produtivos, formulada pela Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais.
Por fim, no campo da produção, as produtoras culturais do Circuito Fora do Eixo, Marielle Ramires, Lenissa Lenza e Carol Tokuyo, trazem o debate sobre arranjos criativos e as experiências de soluções que auxiliam na estruturação dos coletivos que integram o Circuito, a partir da organização em rede.
De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Chico César, a realização do 1º Seminário Paraibano de Economia Criativa pretende trazer para o Estado as discussões que têm pautado a agenda internacional da cultura, a exemplo do Fórum Internacional da Economia Púrpura, na França, e a Semana Internacional de Indústrias Criativas de Shangai, na China.
Política de formação - O projeto “Seminários Itinerantes de Políticas Culturais” é uma ação que integra o Programa de Formação em Gestão Cultural, realizado pela Secult desde o primeiro semestre de 2011, quando promoveu, por meio de parceria com o Instituto Itaú Cultural, o 1º Curso de Gestão Cultural. Em 2012 os Seminários Itinerantes devem percorrer as principais cidades da Paraíba com o objetivo de criar e fortalecer as instâncias necessárias no processo de implementação do Plano Estadual de Cultura, com previsão de início para o mês de abril.
Ao término da primeira edição os participantes receberão o certificado digital de participação no evento. A inscrição é gratuita e poderá ser feita no dia do evento. O projeto Seminários Itinerantes de Políticas Culturais conta com o apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae/PB).
Programação – Seminários Itinerantes de Políticas Culturais
1º Seminário Paraibano de Economia Criativa
Data: 31/03/2012
Local: Auditório da Reitoria (Universidade Federal da Paraíba)
9h – “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”
Célio Turino (Idealizador dos Pontos de Cultura)
14h – “O papel das novas tecnologias numa estratégia brasileira de economia criativa”
Pablo Ortellado (USP)
15h – “Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais”
Paulo Cavalcanti Filho (UFPB)
16h – Roda de diálogo “Arranjos Criativos Locais”
Marielle Ramires, Lenissa Lenza e Carol Tokuyo (Fora do Eixo)
0 comentários :
Postar um comentário