Home » » UFCG inaugura hoje Laboratório de Membranas Cerâmicas

UFCG inaugura hoje Laboratório de Membranas Cerâmicas

Será inaugurado nesta sexta, dia 16, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Laboratório de Membranas Cerâmicas (LABCEM). A cerimônia de inauguração acontecerá às 15h no campus de Campina Grande. O novo laboratório está localizado em anexo ao Laboratório de Referência em Dessanilização (LABDES).

Construído em uma parceria da UFCG, com a Petrobras e a Atecel, o novo laboratório contribuirá para o desenvolvimento de novos materiais e aproveitamento dos recursos naturais da região. Pioneiro no país, promoverá a capacitação de técnicos e a formação de novos profissionais.

“Serão realizadas pesquisas para o desenvolvimento de membranas cerâmicas destinadas à indústria farmacêutica, de bebidas e de tecidos. Bem como, para o tratamento de águas superficiais e subterrâneas”, explica o pesquisador Kepler Borges França.

Na indústria petrolífera as membranas cerâmicas são utilizadas na separação de água e do óleo ou no tratamento de águas produzidas na extração do petróleo, entre outras aplicações.

O laboratório dispõe de uma série de equipamentos, a exemplo de extrusora, estufa, forno, agitadores e sistemas de bancada para teste com as membranas. Serão beneficiados com o laboratório estudantes de graduação e pós-graduação de cursos de Engenharia Química e Engenharia de Materiais.

Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger