Home » » Câmara Federal vai votar Lei Seca para punir motoristas embriagados

Câmara Federal vai votar Lei Seca para punir motoristas embriagados


O texto do Projeto de Lei (PL 2473/2011) do deputado federal paraibano, Ruy Carneiro (PSDB-PB), foi um dos pilares centrais da Proposta que torna mais rígido o Código de Trânsito Brasileiro para punir motoristas que dirigem embriagados. A Proposta será votada hoje no Plenário da Câmara, apensada ao substitutivo do deputado federal, Hugo Leal (PSC-RJ).

Uma das mudanças na Lei Seca autoriza o uso de testemunhas, exame clínico, imagens e vídeos como meios de prova do estado de embriaguez de motoristas.

A proposta também dobra a multa para o condutor flagrado sob a influência de álcool ou de substância psicoativa que determine dependência. Ela passaria de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor seria dobrado em caso de reincidência no período de 12 meses.

A votação é fruto do acordo dos líderes partidários, com o os técnicos do Ministério da Justiça e a participação direta dos deputados federais, Hugo Leal e Ruy Carneiro. “Quero registrar o empenho de dedicação dos consultores do PSDB que auxiliaram na construção do texto que haveremos de aprovar em instantes”, observou.

A recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de limitar as provas válidas para a comprovação de embriaguez, atualmente apenas o bafômetro e o exame de sangue, fez despertar na Câmara Federal a necessidade de aprovação desse Projeto.

A limitação do STJ enfraqueceu a lei, já que o motorista pode se recusar a se submeter ao teste ou ao exame, amparado pelo princípio constitucional de que ninguém é obrigado a produzir provas contra si próprio.

-O meu Projeto nasceu do desejo da sociedade que não suporta mais a impunidade nesses casos. A recente decisão do STJ sepultou a Lei Seca e, agora, a Câmara Federal cumpre seu principal papel que é o de legislar para garantir os direitos dos cidadãos, ressaltou o tucano.

O Projeto de Lei de Ruy Carneiro foi debatido nacionalmente na RedeTV, GloboNews, RecordNews, TV Câmara, entre outros. “Vamos começar a virar esse jogo. Chegou a hora de dar um basta na impunidade do trânsito”, finalizou Ruy.


Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger