Home » » Dia Nacional da Caatinga será comemorado pela UFCG

Dia Nacional da Caatinga será comemorado pela UFCG

O Laboratório de Ecologia e Botânica do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé, realiza na próxima quarta, dia 25, a I ExpoCaatinga, evento alusivo ao Dia Nacional da Caatinga.

O evento, que acontecerá a partir das 8 horas, no Núcleo de Extensão Cultural, contará com exposições, mostras temáticas, exibição de filmes e documentários, apresentações artísticas (música, dança e teatro) e a realização da feira agroecológica.

A I ExpoCaatinga terá como elemento motor de suas atividades o tema Caatinga: berço de Vida, Modelo de Resistência. O objetivo do evento é promover uma significativa exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais. Serão apresentadas várias salas temáticas com vivências que ressaltam as potencialidades do Bioma Caatinga e associado a isto ocorrerá a premiação do Concurso de Redação e de Desenho da Bandeira da Caatinga. 

O evento tem organização do Laboratório de Ecologia e Botânica do CDSA/UFCG e conta com o apoio de parcerias, atores e instituições relevantes no espaço local e regional.

A Caatinga - Considerado como um Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga vem sendo reconhecida pelo sua significativa diversidade biológica e paisagística, o que determina diretamente na riqueza cultural dos atores sociais da região. “Neste ambiente ocorre o milagre da vida, que se ressalta a cada estação com a chegada das águas, e que sabiamente adormece nos longos períodos de estiagem”, destaca a coordenadora do LAEB, professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“Por seu aspecto sofrido na maior parte do ano, é percebida por algumas pessoas como pobre, seca, hostil e espinhenta. Mas, para os olhos de quem a vê, além da aparência, é um lugar mágico e encantador, onde vida e beleza explodem em abundância e numa rapidez e eficiência inigualáveis”.

“Diante deste tesouro, nossa missão é respeitar, amar e cuidar não apenas de forma pontual e isolada, mas permanentemente lutarmos por sua conservação enquanto ‘Caatingueiros’ que se orgulham de um patrimônio que não é apenas seu, mas também de toda a humanidade”, disse a professora.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger