Home » » Ricardo pede parceria de municípios para combater dengue

Ricardo pede parceria de municípios para combater dengue

O governador Ricardo Coutinho conclamou todos os prefeitos, secretários de saúde municipais, agentes de saúde e a população paraibana a se envolverem diretamente nas ações de prevenção e combate à dengue no Estado. O chamamento foi feito durante o lançamento da Campanha Estadual de Combate à Dengue 2013, na manhã desta segunda-feira (18), em solenidade no Palácio da Redenção. 
Ricardo Coutinho demonstrou “extrema preocupação” com o problema da dengue, que já atinge 1.248 casos este ano, representando um aumento de 48,4% em relação a igual período do ano passado. Sobre a campanha o governador afirmou que ao Estado cabe coordenar, dotar as regionais de saúde de equipamentos capazes de fazer esse combate, bem como divulgar, difundir idéias de combate à dengue, e articular outros setores como a educação. 
O governador disse que a campanha de prevenção e combate à dengue também estará presente nas 827 escolas estaduais, com o compromisso permanente dos 25 mil professores, dos cerca de 14 mil funcionários técnicos e a conscientização dos mais de 350 mil alunos.  Nas escolas serão exibidos vídeos, leitura direcionada, pesquisa de campo na escola e na comunidade, palestras, dramatizações, distribuição de material educativo, trabalhos com pintura e colagem. 
“Aos municípios cabe o papel de agir na ponta, com os agentes de saúde, cabe a busca dos focos, as notificações dos casos”, destacou Ricardo Coutinho.  Ele citou que em 2007, numa visita à Cuba, foi informado de que aquele país somente venceu e controlou a dengue por meio do envolvimento pessoal de cada um com responsabilidade social. E disse ser preciso fazer varreduras constantes de combate à dengue. “Eu acho que a única fórmula é a mobilização social, que é fundamental para se controlar a dengue”, comentou.  
Para o dia 25 de março, no lançamento do novo edital do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba o governador determinou a distribuição de um material impresso específico para os 223 prefeitos e secretários municipais de saúde. “Essas pessoas, esses gestores são os responsáveis diretos pelo combate nos municípios e poderão fazer muito para que a gente possa ter  o controle sobre a dengue dentro do nosso Estado”, afirmou.   Ricardo informou ainda que a Secretaria de Saúde fará novos contatos com o Ministério da Saúde para pleitear mais recursos para as ações de enfrentamento à dengue. 
As Secretarias da Educação e da Comunicação Institucional também estão atuando na campanha que tem o slogan: “Dengue. É na água parada que mora o perigo”. Mídias para TV, rádio, e dez milhões de folders foram produzidos. Os agentes multiplicadores da campanha contra a dengue usarão camisas e bonés padronizados para facilitar o acesso nas localidades. Em 90% dos casos os focos do mosquito estão nas residências. Pneus, garrafas e jarros de plantas sãos os objetos focados pela campanha.
A Secretaria da Saúde tem realizado o manejo clínico da dengue com classificação de risco para médicos e enfermeiros da rede assistencial das macrorregiões do estado; qualificação para trabalho de campo dos agentes de endemias, dentre outras ações. 
Números da dengue - Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Waldson de Souza, apresentou os números da dengue no Estado e fez um relato das ações e investimentos realizados. Para o dia 5 de abril está previsto o Dia D Estadual contra a Dengue, em Campina Grande, e no dia 12 de abril a ação será levada a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde, (GRS), com ações de mobilização e prevenção por todo o estado. 
Em 2012, a redução dos casos notificados foi de 30% em relação a 2011. Na comparação com o período de janeiro a 14 de março do ano passado, este ano houve um aumento de 48,4% no número de notificações, totalizando 1.248 casos. Dez municípios concentram 56,8% dos casos notificados até agora: João Pessoa, com 282 casos; Brejo dos Santos, 71; Cajazeiras, 65; Teixeira, 62; Cabedelo, 61; Arara, 47; Santa Cruz, 38; Patos, 33; Esperança, 27 e Bernardino Batista, com 23 casos de dengue.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger