Home » » Governo incentiva agricultura familiar no Sertão paraibano

Governo incentiva agricultura familiar no Sertão paraibano

O incentivo à agricultura familiar gera novas perspectivas para os pequenos produtores paraibanos. O agricultor Egnaldo de Oliveira morava em Brasília, mas decidiu voltar para o sítio São Vicente, no município de Vieirópolis, no Sertão, para ampliar o plantio na propriedade da família. 

Ele obedeceu ao planejamento definido com os extensionistas rurais da Emater e hoje é considerado agricultor familiar modelo na região Semiárida. A plantação agrega valores e executa ações de convivência com a estiagem sem perdas para o cultivo de hortaliças.

Para garantir a água utilizada nas plantações, Egnaldo construiu um tanque com capacidade de 4.600 litros e um cacimbão com 4 mil litros. “Água, para nós, até o momento, não tem sido problema, apesar da estiagem na região”, afirmou. Mesmo com água em boa quantidade, Egnaldo utiliza o sistema de irrigação econômico, feito por gotejamento, o que mantém a planta sempre úmida e garante a produção ininterrupta.

Segundo o agricultor, com as chuvas que ocorreram na região, ele conseguiu armazenar a água que vai ser usada na irrigação. “A tendência é aumentar a produção”, disse.

Na área de 1 hectare, são produzidos coentro, alface, maxixe, cebolinha, pimentão, jerimum, melancia, macaxeira e hortaliças orgânicas. “Os produtos colhidos são comercializados nas feiras livres das cidades de Sousa, Uiraúna e nas comunidades rurais vizinhas”, informou.

Orientado pela Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Egnaldo também se tornou fornecedor para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para a prefeitura de Vieirópolis. “Esse é um projeto que nunca vou abandonar. Aqui está a semente plantada por meu pai. Além de mim, trabalham comigo mais duas pessoas, mas continuo todos os dias aqui dentro”, comentou.

O engenheiro agrônomo da Emater, José Lopes, avalia a iniciativa. “Ele mostra que é possível viver com a seca, basta saber aproveitar a água do subsolo”, explicou. Segundo o engenheiro, a Emater conseguiu colocar o produtor no processo de comercialização do PNAE, o que garante uma renda fixa mensal.

Todo o trabalho tem o acompanhamento do coordenador regional da Emater em Sousa, Assis Bernardino, e do extensionista da Emater, José Lopes.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger