Os consumidores não podem ter nenhum tipo de prejuízo por conta da greve dos bancos. Mas devem fazer a sua parte, seguindo algumas orientações, é o que orienta a Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon/Patos).
De acordo com a secretária Ana Lígia Peixoto, durante este período de greve, é importante que o consumidor se previna de cobranças e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas, que podem ser as casas lotéricas e os correspondentes bancários. Outros meios que podem ser utilizados são os caixas eletrônicos dos bancos, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, pode recorrer ao Procon/Procon.
“As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento. É importante que, ao entrar em contato com a empresa, pedindo uma alternativa para pagamento, anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento. Esgotadas as possibilidades de tentativa de pagamento, em hipótese alguma, o consumidor poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Caso isso ocorra, deverá também registrar queixa no Procon”, orienta a secretária.
Serviços prioritários a exemplo de atendimento aos idosos, gestantes, pessoas com deficiência, entre outros, devem ser realizados. Da mesma forma, devem funcionar a compensação de cheques e o abastecimento dos caixas eletrônicos.
0 comentários :
Postar um comentário