A Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira (MMV), recebeu hoje (27) a visita do Projeto BioAção, desenvolvido pelo curso de Biomedicina. Durante toda a manhã foram desenvolvidas atividades de Educação e Saúde, voltadas para os estudantes do Ensino Médio.
O objetivo do projeto é levar conhecimento e divulgar as diversas áreas da Biomedicina para os estudantes. “Com este projeto, nós promovemos ações de educação e saúde, disponibilizamos exames laboratoriais gratuitos e esclarecemos a importância destes exames”, explicou Vanessa Brustein, coordenadora de Biomedicina.
Na escola foi oferecido o teste de tipagem sanguínea, além de explanações sobre reprodução assistida, microbiologia, fertilização, espermograma, demonstração de pesquisa com camundongos e anatomia. “Essa é uma forma das Faculdades Integradas de Patos e do curso de Biomedicina mostrarem o que têm a oferecer”, destacou a Vanessa.
Conhecer o tipo de sangue que corre nas veias foi uma descoberta para muita gente. “É uma coisa que todo mundo precisa saber. Nunca tinha feito esse exame e gostei muito de saber o meu tipo de sangue”, comemorou Mariana Lima, aluna do 1º ano, com o resultado do teste em mãos.
A visita das Faculdades Integradas de Patos ao MMV contou com o incentivo do professor de Biologia da Escola, Flávio Gonçalves. “Nós fizemos uma parceria com as FIP no intuito de unir a teoria que nós repassamos em sala de aula com a prática acadêmica da Biomedicina. Dessa forma, nós pretendemos despertar nos alunos o interesse pelos conteúdos e, quem sabe, incentivá-los a seguir uma carreira nesta área”,comentou.
O contato dos alunos com o mundo acadêmico e com as práticas de saúde, desperta curiosidades e serve de experiência até para quem pretende seguir outras áreas. É o caso de Alexandre César, estudante do 3º ano do Ensino Médio. “Eu pretendo ingressar na área de Humanas, no curso de Ciências Políticas. Pra mim, isso aqui é uma experiência única e muito válida”, reconheceu.
O BioAção realizará diversas outras atividades, tendo como foco Escolas e espaços de grande circulação, como praças e espaços públicos. O projeto foi um dos selecionados no último Edital da Coordenação de Pesquisa e Extensão das FIP.
0 comentários :
Postar um comentário