A secretária de Habitação do Governo do Estado, Emília Correio Lima, denunciou nesta terça-feira (8) uma nova modalidade do crime organizado na Paraíba. De acordo com Emília, criminosos estão infiltrados nos movimentos de luta por moradia para “grilar” terras públicas.
“Há uma grilagem organizada em nível de João Pessoa”, disse a secretária em entrevista ao Correio Debate, da 98 FM afirmando que foram desmatados em apenas 15 dias cerca de 35 hectares de terrenos pertencentes ao Governo Estadual.
“Você tem uma coisa orquestrada. Não são pessoas aparentemente sem tetos”, revelou a gestora afirmando que em uma audiência pública foi informada que pessoas que tinham invadido um terreno seriam as mesmas contempladas com casas no Gervásio Maia, construído na gestão do prefeito Ricardo Coutinho.
Emília alegou que existem patrocinadores dessas invasões no sentido de ocuparem os terrenos públicos.
“Esse pessoal já tem ônibus contratado e quando você não consegue levar a polícia no mesmo dia, no outro já tem tijolos. Como é que se consegue de uma hora para outra mobilizar todo esse material? Questionou.
A secretária tem contou que tem se mobilizado juntos a outros órgãos estaduais para evitar a invasões e declarou que a demora da Justiça para conceder ordem de despejo tem agravado a situação.
“Tem terreno que quando a gente entra está oito a cinco pessoas. Quando sai a sentença já tem cento e cinqüenta”, citou a secretária informando que a Polícia não pode agir em despejo sem ordem judicial.
“Porque se entrar vai dizer que está agindo arbitrariamente e não vai na hora que a gente chama”, contou.
A auxiliar do governo estadual detalhou que tem aumentado número de invasões de terras na Paraíba e defendeu processo para quem patrocina as invasões.
“Qualquer investigação mínima se chega a quem está custeando os ônibus, os tijolos, a segurança e a alimentação de quem está ali. Se abrir o processo contra esse pessoal, aí sim, podemos começar a ter uma diminuição disso”, disse Emília defendendo uma grande mobilização da sociedade para proteger às áreas públicas e de preservação.
Roberto Targino - MaisPB
Home
»
»
Secretária estadual denuncia grilagem de terras públicas
0 comentários :
Postar um comentário