Home » » Patos ganha Centro de Conciliação de Mediação, o 14º da Paraíba‏

Patos ganha Centro de Conciliação de Mediação, o 14º da Paraíba‏

Os cidadãos patoenses ganharam uma importante ferramenta na busca pela reivindicação dos seus direitos. A cidade de Patos recebeu um Centro de Conciliação e Mediação, o 14º da Paraíba. O espaço, inaugurado ontem (07), ajudará na resolução de conflitos judiciais, utilizando o diálogo e a argumentação para propor acordos entre as partes envolvidas na causa. Presente na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, destacou a conciliação e a mediação como ponto de aproximação entre a justiça e a sociedade. “O Poder Judiciário está fazendo com que a população participe da negociação e da solução dos seus próprios conflitos. Isso cria uma mentalidade pacificadora”. O Centro de Conciliação e Mediação chega a Patos através de uma parceria entre o TJPB e as Faculdades Integradas de Patos (FIP). Para o diretor geral das FIP, João Leuson Palmeira, a parceria entre a Faculdade e o Tribunal trará benefícios toda à região das Espinharas. “Podemos esperar bons serviços prestados à população, através desta parceria que hoje se concretiza. Para nós é motivo de orgulho receber a cúpula da justiça paraibana para inaugurar um órgão que vai beneficiar não só a cidade de Patos, mas toda a região”. O evento ainda contou com a presença da diretora do Núcleo de Conciliação do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes e do diretor adjunto, o juiz Fábio Leandro de Alencar. Ele destacou o engajamento das Instituições de Ensino Superior (IES) na política de incentivo à conciliação promovida pelo Núcleo. “É mais uma mostra de que o caminho que a justiça tem a seguir é de parcerias com Universidades e instalação dos Centros de Conciliação. Com certeza, a resposta da população ao jurisdicionado será eficaz e imediata”.
A coordenadora do Centro, Tayana Adélia Palmeira Gomes Nepomuceno, pontuou que a procura ao serviço pode ser feita por qualquer pessoa. “O cidadão pode vir ao Centro de Conciliação, falar que tem um conflito e que quer solucioná-lo. O caso será repassado para os conciliadores, que convidarão a outra parte envolvida na causa para uma conversa. O que for acordado no diálogo será homologado pelo juiz e executado”, explicou. No mesmo espaço do Centro de Conciliação, funcionarão as novas instalações do Núcleo de Prática Jurídica das FIP (PRAJUR). O espaço é dedicado à prática acadêmica e presta serviço à comunidade. “Quem vem ao PRAJUR encontrará, antes de tudo, um serviço humanizado, com atendimento jurídico, orientação e encaminhamento das demandas processuais”, contou a coordenadora de Prática Jurídica das FIP, Gilmara Medeiros. Para o coordenador do curso de Direito das FIP, André Gomes, o novo espaço e a parceria com o TJPB é uma conquista. “Nós conseguimos, de fato, angariar resultados até mais altos do que projetávamos. É uma parceria que tem um resultado extremamente benéfico não só para os nossos alunos nem só para o nosso curso, mas para a sociedade”. O Centro de Conciliação e Mediação de Patos e o Núcleo de Prática Jurídica das FIP estão funcionando na Rua João de Barros, nº 390, no bairro Brasília. Os serviços estão disponíveis de segunda à sexta-feira, nos turnos manhã e tarde.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger