Home » » Eleições provocam racha em 4 partidos; crise interna ainda não tem data para ser resolvida

Eleições provocam racha em 4 partidos; crise interna ainda não tem data para ser resolvida

As eleições deixaram feridas que ainda não têm data para cicatrizar. Em quatro partidos, por exemplo, o racha provocado pelo pleito deve perdurar por muito tempo. Em crise, PSDB, PMDB, PTB e PT ainda não definiram seus rumos.

PMDB - No PMDB a crise ganhou proporções maiores depois das adesões dos deputados estaduais Quinto de Santa Rita e Iraê Lucena, e do prefeito de Santa Rita, Marcos Odilon, a campanha do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB). Além disso, o partido conta com a insatisfação do ex-prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, que inclusive, já chegou a pedir o afastamento do governador José maranhão da direção estadual do PMDB.

Os primeiros a demonstrarem publicamente suas insatisfações com o próprio Maranhão e com o PMDB foram Quinto e Marcos Odilon, logo após o ex-gestor de Sousa e por último a deputada Iraê Lucena, filha do ex-senador Humberto Lucena. Sem contar os vários prefeitos que tomaram a mesma decisão.

O presidente do partido na Paraíba, Antônio Souza, já disse que vai levar o caso de Iraê ao conselho de ética e que a penalidade para a deputada poderá ser a expulsão. Quanto a Marcos Odilon e Quinto de Santa Rita, o presidente da legenda não se pronunciou.

PSDB – Outro caso emblemático é o PSDB. No segundo turno, o presidente estadual da legenda, senador Cícero Lucena, se engajou na campanha de José Maranhão (PMDB), que tinha como vice Rodrigo Soares (PT). Além de Cícero, vários prefeitos tucanos e os deputados João Gonçalves (PSDB) e Fabiano Lucena (PSDB), entre outras lideranças, subiram no palanque do peemedebista.

No outro palanque, estavam o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB), candidato a vice-governador na chapa de Ricardo Coutinho (PSB), o ex-governador Cássio Cunha Lima e vários deputados tucanos, a exemplo de Romero Rodrigues, Dinaldo Wanderley, Antonio Mineral e Zenóbio Toscano.

O secretário geral do partido, João Fernandes, defendeu uma separação amigável do ex-governador Cássio Cunha Lima e do senador Cícero Lucena, caso a união entre os dois não seja mais possível. Cássio já disse que não guarda mágoas e que a legenda ainda pode manter seus militantes unidos. Já Cícero ainda não se pronunciou.

PTB – O mais ferido na crise provocada pelas eleições 2010 foi sem dúvida o PTB que além de rachar não conseguiu eleger ninguém. De um lado a família Dunga, onde o suplente de senador do socialista Ricardo Coutinho contrariando a decisão da legenda estadual comandada pelo deputado federal Armando Abílio que defendeu o projeto de José Maranhão (PMDB).

O diretório de João Pessoa, comandado pelo vereador Tavinho Santos, também fechou parceria com o peemedebista este ano se candidatando a suplente de senador de Vital do Rêgo Filho eleito para ocupar uma vaga no Senado Federal.

PT – No PT a crise parece estar com os dias contados, mas ainda não tem data para terminar. O presidente estadual da legenda, Rodrigo Soares, contrariou a ala petista liderada pelo deputado federal reeleito Luiz Couto, e se candidatou a vice-governador na chapa de José Maranhão.

Derrotado nas urnas, Rodrigo Soares agora vê seu destino dentro do partido estar prestes a ser decidido pelos seus “opositores”, já que serão os deputados eleitos Luciano Cartaxo, Frei Anastácio, Anísio Maia e Luiz Couto quem definirão os próximos passos da legenda.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger