Identificar carências, corrigir falhas, inovar, buscar motivação e expor mudanças no cotidiano hospitalar, consideradas essenciais para melhor atendimento aos usuários do SUS. Estes foram alguns assuntos discutidos da reunião promovida na 6ª Gerência Regional de Saúde, promovida pela direção do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, a terceira nos últimos dias, que contou com a participação de toda a equipe da administração.
O diretor do Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo fez uma apresentação sobre liderança no trabalho, motivação e a importância da humanização no Sistema Único de Saúde e seus reflexões no tratamento de quem busca os serviços hospitalares.
Todos os coordenadores do Regional apresentaram um relatório sobre a situação de seu setor, bem como o que consideram ideal para seu funcionamento. A coordenadora de ações estratégicas, Izabella Fernandes, fez uma exposição sobre as novas rotinas que estão sendo implantadas, as quais serão padronizadas, dentre elas o uso do refeitório por funcionários e acompanhantes dos pacientes, visando maior controle de gastos.
Outra inovação será a implantação de uma equipe médica que terá a responsabilidade, dentre outras, de analisar os pedidos de atestados médicos, isso devido ao grande número dessas solicitações por funcionários. Também foram discutidas a pontualidade e assiduidade aos plantões.
Um antigo problema do Janduhy Carneiro será encarado com maior rigor, que é o controle de visitas. O que se verifica é um grande número de pessoas ao mesmo tempo visitando os pacientes, uma prática que contraria as normas sanitárias. Pavilhões e UTI receberão atenção maior nessa questão.
Nas discussões a direção citou também o fardamento para todos os profissionais – EPI – Equipamento de Proteção Individual que terá uso obrigatório, como também o uso da identificação (crachá) do funcionário.
A direção do Regional está enviando ofício a todos os conselhos de saúde, Coren, CRM, Angevisa, Crefito (Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), para que estes possam visitar o Hospital, verificar falhas e apontar as ações necessárias para que a instituição possa cumprir a legislação vigente. “É importante essa parceria para que possamos elaborar uma agenda de trabalho para melhorar cada vez mais a qualidade de nossos serviços, ofereça maior respeito aos nossos funcionários”, explicou Eliseu.
Uma equipe da administração está elaborando um relatório geral sobre o Hospital Regional que será entregue ao secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano. “As reuniões com os coordenadores acontecerão a cada quinze dias, nesse primeiro momento, para que todos aas ações possam ser discutidas, avaliadas”, disse Izabella.
0 comentários :
Postar um comentário