A Comunicação Social pode ser definida como a ciência social aplicada que estuda os Meios de Comunicação de Massa (tembém chamados de Mass Media, Média ou simplesmente Mídia). Para tanto, esta área de conhecimento procura manter diálogos permanentes com a Antropologia, a Sociologia, a Linguística, a Psicologia, a Ciência da Informação, a Administração de Empresas, etc. (também chamados
Através disso, o curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos oferece, a todos os seus acadêmicos, ferramentas que o coloquem dentro das inovações e dos avanços tecnólogicos vivenciados pelos Meios de Comunicação de Massa.
“
Na medida em que os alunos avançam na respectiva graduação, os mesmos passarão a ter um maior contato com as conhecidas “mídias”, ou ainda, “tecnologias de informação”. Esses contatos dão possibilidades dos estudantes ampliarem seu repertório de conhecimento, adquirido em sala de aula, no processo de produção técnica, afirmou o coordenador de Jornalismo, Flaubert Paiva.
Atualmente, o curso está alicerçado no tripé que rege as diretrizes do Ensino Superior do Brasil – Ensino, Pesquisa e Extensão. Segundo o coordenador, os acadêmicos são direcionados para atividades que estejam inseridas nestes campos de atuação. “Nós temos buscado trabalhar em conjunto com os setores de Monitoria, Coordenação de Pesquisa e Extensão (COOPEX), além da realização das próprias atividades do curso”, explicou.
O curso de Jornalismo realiza, anualmente, três importantes eventos. O primeiro, a Aula Magna, que acontece no primeiro semestre letivo, faz uma apresentação de todas as competências que são de responsabilidade da respectiva graduação; o segundo, a Semana de Comunicação, realizada entre os meses de setembro e outubro, busca trazer temáticas e discussões que regem o campo da Comunicação Social; e o terceiro é o FOLKCOM, que ainda é o Fórum da Comunicação.
“Muitos de nossos alunos estão desenvolvendo, em outros estados do Brasil, a atividade jornalística - Piauí, Maranhão, São Paulo; Roraima; Bahia; Paraíba, Pernambuco, entre outros.
O curso de Jornalismo das Faculdades Integradas de Patos é reconhecido pela Portaria Ministerial 677, de 27 de setembro 2006, e está organizado em oito semestres letivos, com 3000 horas de atividades teóricas, teórico-práticas e práticas.


0 comentários :
Postar um comentário