Violência contra a mulher e a criança é o tema de uma capacitação oferecida a profissionais que atuam em serviços de atenção à mulher e à criança em situação de violência doméstica e sexual, um momento de qualificação oferecido pela Secretaria do Estado de Saúde e Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, dentro da política de criação de uma rede organizada pelo Estado visando otimizar os serviços a esse público alvo dessa violência.
As discussões iniciaram ontem, quarta 28, com profissionais da Maternidade Peregrino Filho, que fazem o atendimento direto às mulheres e pelo próprio hospital oferecer o serviço de atenção à mulher vítima de violência. Hoje, no auditório da 6ª Gerência de Saúde, recebe representantes de alguns municípios da região. Temas como atendimento em rede, serviços de referência, atenção ao aborto legal, importância da escola e conselhos tutelares na identificação de crianças vítimas de violência doméstica e sexual fazem parte das discussões.
Ana Tragino, do setor de Atenção Primária (SES), Cândida Magalhães e Iara Borges, da Saúde da Mulher são as facilitadores dessa capacitação, que mostra aos participantes, diversas situações de agressão às mulheres e crianças, como protegê-las, através das redes de assistência social, à saúde, prevenção à violência e as deficiências ainda existentes nesse trabalho a assistência à mulher.
0 comentários :
Postar um comentário