Home » » Comissão vai elaborar projeto de criação do centro de pesquisa no Vale dos Dinossauros

Comissão vai elaborar projeto de criação do centro de pesquisa no Vale dos Dinossauros

Foi dado o primeiro passo para a criação de uma unidade integrada de pesquisa em Arqueologia e Paleontologia para explorar o potencial histórico-científico do Vale dos Dinossauros, no Sertão paraibano. "O centro, ou instituto, poderá ser coordenado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)", sinalizou o vice-reitor Edilson de Amorim, na manhã dessa terça-feira, 12, em reunião com pesquisadores e agentes públicos defensores da proposta.

Receptivo ao empreendimento acadêmico e científico, Amorim delegou ao professor Martinho Salgado a tarefa de constituir uma comissão provisória para elaborar uma minuta de projeto, delineando o papel da UFCG e dos demais órgãos, a ser apresentada ao reitor Thompson Mariz, no próximo mês de julho.

"Essa compreensão de que nem só o turismo - com o conservadorismo, como um simples museu - revigorará aquele patrimônio histórico-cultural, certamente fará a diferença na captação dos recursos necessários para a instalação desse equipamento social", considerou Amorim.

"O comprometimento da universidade, em coordenar o processo e abrigar a unidade de pesquisa, com certeza influenciará extremamente na integração dos demais órgãos, a exemplo das outras universidades e institutos estabelecidos no estado", comentou César Nóbrega, representante dos movimentos sociais de Sousa.

Opinião partilhada pelo vereador sousense Daniel Pinto. Para ele, o projeto toma força e vislumbra boas expectativas com a oficialização da institucionalização. "Sem a participação da UFCG, especialmente como propulsora, fica difícil qualquer ação de revigoramento do Vale dos Dinossauros prosperar".

Comissão

Presidida pelo assessor Martinho Salgado, a comissão responsável pela articulação dos parceiros e pela elaboração da minuta de projeto contará com a participação de César Nóbrega, Daniel Pinto, Carlos Azevedo ou Vanderley Brito (pela Sociedade Paraibana de Arqueologia) e um representante da Assembleia Legislativa estadual.

Na próxima semana haverá uma primeira reunião, na cidade de Sousa, com a participação de colaboradores, para definir parceiros e agenda de contatos, como também discutir os pontos básicos do projeto de criação.

"Notório o caráter integrador (do projeto) também no meio político e social, e isso o fortalece. Com esse lema, buscaremos o apoio das instituições e o comprometimento do poder público estadual e dos municípios que reconhecem o Vale como seio territorial e fonte de desenvolvimento", ressaltou Salgado.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger