Home » » Pesquisadores cubanos desenvolvem pesquisas sobre para-raios na UFCG‏

Pesquisadores cubanos desenvolvem pesquisas sobre para-raios na UFCG‏

Pesquisadores cubanos desenvolvem pesquisas sobre para-raios na UFCG
Estudo faz parte de convênio estabelecido entre Brasil e Cuba através da Capes

Pesquisadores cubanos estão desenvolvendo na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) um estudo que visa aprimorar o funcionamento de para-raios e baratear os custos de sua fabricação. A pesquisa, intitulada Aprimoramento de modelos elétricos e matemáticos de para-raios de oxido de zinco, faz parte do convênio Capes/MES/Cuba, firmado em julho de 2010 entre a UFCG e o Instituto Politécnico José Antônio Echeverría, em Cuba.

O estudo sendo desenvolvido pelo estudante de doutorado em Engenharia Elétrica, Boris Alba Valle, sob orientação de Jose Angel Barbado. Visa realizar representações precisas de para-raios, o que permitirá a seleção e compra de para-raios mais baratos e eficientes.

Os para-raios são aplicados nos sistemas elétricos para prevenir os efeitos danosos das descargas elétricas e de chaveamento no sistema elétrico. Evitam a queima de equipamentos importantes, com o prejuízo de milhões de reais, e a ocorrência de apagões.

“É uma pesquisa importante porque existe uma demanda muito grande para o desenvolvimento de para-raios eficientes tanto no Brasil, quanto em Cuba e em todo o mundo”, explica Boris Valle, lembrando que o Brasil é o país campeão em descarga de raios em todo o planeta. Nos últimos dez anos, recebeu aproximadamente 57 milhões de descargas, que mataram 1.321 pessoas.

O doutorando chegou há um mês a Campina Grande e deve ficar na cidade até janeiro de 2013. Para ele, a possibilidade de fazer este intercâmbio com a UFCG está possibilitando uma maior qualidade em sua pesquisa.

“Eu não tenho nem como medir o quanto vai aumentar a qualidade da minha tese. Só sei que seria impossível fazer um doutorado com o nível e experiência dos professores daqui e do aparato tecnológico disponibilizado pela instituição para o desenvolvimento da nossa pesquisa. Aqui os laboratórios são bem equipados, diferente do que nós dispomos na nossa instituição”, revela.

A opinião é compartilhada por seu orientador, Jose Barbado, que está na UFCG em missão de trabalho, para realização de orientação, supervisão e palestras. Ele ficará na UFCG durante um mês.

“Este convênio tem sido muito valioso para nós. Tem superado e muito nossas expectativas. Já conhecíamos o trabalho de qualidade desenvolvido na UFCG e para nós tem sido um aprendizado muito proveitoso. Um excelente intercâmbio de conhecimento e esperamos poder renová-lo por mais dois anos”, ressalta.

Convênio

O convênio Capes/MES/Cuba foi firmado em julho de 2010 e tem duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois. Aqui na UFCG, o convênio está sob a coordenação geral do professor Edson Guedes da Costa, e em Cuba, é coordenado pelo professor Miguel Fernandez Castro. O convênio objetiva apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vinculado a projetos de cooperação científica entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de Cuba.

Desde o início do convênio, o coordenador do projeto em Cuba e um estudante de doutorado já estiveram na UFCG, assim como pesquisadores da universidade já foram até Cuba para participar de palestras, congressos e atividades acadêmicas do projeto.

“Os resultados do convênio têm sido bem satisfatórios. O pessoal de Cuba tem uma boa base e já temos alguns trabalhos publicados em conjunto. Nossa expectativa é que até julho de 2013 já tenhamos a conclusão de uma tese, fruto deste convênio. Estamos trabalhando agora para poder renová-lo por mais dois anos”, explica o professor Edson Guedes.

Em setembro deste ano está prevista a ida de um estudante de doutorado da UFCG a Cuba, para missão de estudo e realização de experimentos. Em novembro, será a vez do professor Tarso Vilela Ferreira realizar sua missão de trabalho em Cuba. Durante os 25 dias de sua estadia naquele país, ele realizará supervisão, orientação, apresentação de palestras e treinamentos.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger