Na última semana, em votação na Assembleia Legislativa, prevaleceu o parecer da Comissão de Orçamento da Casa pela inadequação do empréstimo da Cagepa. Imediatamente, o Governo reagiu afirmando que irá judicializar a questão, em claro desrespeito ao Poder Legislativo, que se embasou em informações técnicas para emitir parecer.
afirma que não sabe como ficará a empresa sem o empréstimo. Mas não respondeu como resolverá os problemas verificados pela ALPB na análise do aval, como a não cobrança dos devedores, que ultrapassa mais de 3O Governo 00 milhões de reais, e as ingerências administrativas.
Se o Governo não tem competência para gerir a Cagepa, repasse a administração para o controle dos trabalhadores e da sociedade, através de uma verdadeira gestão social.
Deputados em alerta
Os deputados estaduais demonstraram que estão, verdadeiramente, desempenhando uma das funções do Poder Legislativo: fiscalizar os atos do Executivo e, entre outros, zelar pelo patrimônio público, como é o caso da Cagepa. Intransigentemente, o Governo continua com sua conduta arrogante, inclusive tentando jogar o povo contra o Poder Legislativo, ameaçando até privatizar a Cagepa. Mas felizmente os parlamentares estão vigilantes na defesa dos interesses do povo paraibano.
Papel do Fisco
Nesta semana, acontecem em Maceió (AL), a V Plenafisco e o V Conafisco, o qual debaterá, entre outros assuntos, o papel do Fisco na erradicação da miséria.
A questão tem sido pautada em diversos setores da sociedade. O Fisco, por usa vez, também tem contribuído efetivamente nesse movimento e se posiciona em favor de uma reforma tributária em que haja, de fato, justiça fiscal.
É injusto que, por exemplo, os detentores de grandes fortunas paguem menos impostos em detrimento à classe trabalhadora que é, verdadeiramente, penalizada.
Prefeitáveis no Sindifisco
O Sindifisco-PB tem recebido, desde o último mês, visitas de cortesia dos candidatos a prefeito de João Pessoa. A mais recente aconteceu na última semana, com a candidata Lourdes Sarmento (PCO).
Durante as visitas, os candidatos estão respondendo a questionamentos da categoria fiscal e apresentando suas propostas de campanha, demonstrando abertura ao diálogo e valorização das demandas do serviço público. Já estiveram no Sindicato: Luciano Cartaxo (PT), José Maranhão (PMDB), Cícero Lucena (PSDB) e Renan Palmeira (PSOL).
Debate em Campina Grande
Em reunião na última semana com as assessorias de campanha dos candidatos a prefeito de Campina Grande, o Fórum dos Servidores definiu a data para o debate com os prefeitáveis daquela cidade. Será no dia 4 de setembro, em local a definir.
O debate contribui para melhor entendimento das propostas dos candidatos sob o prisma da gestão pública e servirá como instrumento da sociedade para avaliar, na prática, o que efetivamente será realizado no futuro pelo candidato eleito.
As entidades estão atentas e cobrarão o cumprimento dos compromissos assumidos no debate.
Greves em todo o País
Importantes setores do serviço público federal estão com os serviços paralisados devido à greve justa das diversas categorias que lutam por melhorias salariais, contratação de pessoal e condições de trabalho.
O Governo Federal não apresenta uma proposta plausível que contemple as categorias, que precisam ter atendidas nas suas reivindicações, e ainda impõe dificuldades para atender as demandas mais urgentes dos servidores.
O Sindifisco-PB é solidário aos movimentos que mostram força e organização e servem de exemplo para outras categorias, ao mesmo tempo que lamenta a postura do Governo.
Sindicultura
Música e teatro estão na agenda do projeto Sindicultura desta semana. A cantora patoense, Isabela Fernandes, leva o seu talento a Cajazeiras, onde se apresenta nesta quarta-feira (15), na Praça Nossa Senhora de Fátima.
No gênero teatro, o elenco da peça Domingo no Bar do Couro, mostra a montagem para os sousenses, na quinta-feira (16), na Praça da Matriz. Em Patos, tem 2 Corações e 4 Segredos, peça a ser encenada na sexta-feira (17), na Praça Edvaldo Mota. Todos os espetáculos têm início às 20h.
Propostas e práticas
Conhecer o desempenho político dos candidatos é muito importante na hora de escolher em quem vai votar. As propostas dos candidatos precisam ser coerentes com a sua prática. E assim é preciso analisar se as mesmas são condizentes com a ideologia que costuma defender.
É preciso estar atento se as ações dos candidatos – presentes e passadas – estão de acordo com padrões éticos ou são meras estratégias para ganhar votos. Olho neles!
0 comentários :
Postar um comentário