Home » » SINDIFISCO EM NOTÍCIAS

SINDIFISCO EM NOTÍCIAS



Governador quer privatizar PBPrev

O Governo do Estado enviou Medida Provisória à Assembleia Legislativa para implementar a previdência complementar no Estado. A alegação para tal ato é o desequilíbrio financeiro nas contas da PBPrev, fato bastante questionável, quando outras medidas poderiam ser tomadas antes de se decidir pela privatização da previdência dos servidores.
A MP não garante que essa previdência complementar seja totalmente pública ou administrada por bancos públicos. Nesse sistema, o servidor público ao se aposentar, perderia a integralidade de seus vencimentos, recebendo apenas o teto do INSS, independentemente de sua contribuição ao longo de sua vida funcional.
No regime de previdência complementar, o servidor que desejar aposentadoria melhor deve contribuir com um percentual a mais do seu salário para um fundo que poderá ser administrado por bancos privados, ficando à mercê do capital especulativo.

Urgência para quê?

E mais: o Governo enviou o projeto de previdência complementar em regime de urgência. Porém, mais uma vez, a Assembleia Legislativa do Estado agiu com prudência e irá levar o assunto para discussão em audiência pública para a qual serão convidadas as entidades representativas dos servidores públicos.
            A ALPB reiterou sua independência e altivez frente ao autoritarismo do Governador que, apesar de se dizer democrático, impõe sua vontade governando por meio de Decretos e Medidas Provisórias. O Poder Legislativo, por outro lado, está levando em conta a complexidade da matéria, que modifica completamente o sistema de aposentadoria dos servidores.

Solução inadequada

O Sindifisco-PB defende que essa não é a solução adequada para a previdência do serviço público. Prova disso é que, apesar do incentivo do Governo Federal, apenas três Estados implementaram o sistema.
Essa modalidade de aposentadoria transfere a responsabilidade do Governo de arcar com a Previdência para um fundo de pensão, criando teto para aposentadorias e, no futuro, prejudicando a paridade entre aposentados e ativos. 
É preciso também lembrar que um dos motivos da crise na Grécia foi a quebra dos fundos de pensão. É preciso ver além e notar que esse regime é nocivo a todos os servidores públicos, em qualquer instância.


ALPB discute Processo Tributário

Também em regime de urgência, o Governo enviou à Assembleia Legislativa uma Medida Provisória que trata do Processo Administrativo Tributário, criando norma única para o assunto sob o pretexto de tornar mais rápido o ingresso dos tributos nos cofres públicos.
Mais uma vez, é desnecessária a urgência na tramitação da matéria, uma vez que o assunto precisa ser discutido com a sociedade civil organizada, dada a complexidade e importância da pauta, que pode influenciar nas relações entre o Governo, o Fisco e o contribuinte.
O Sindifisco-PB está em contato com os deputados para discutir as matérias, que devem ser analisadas com prudência e diálogo.

O Fisco paraibano e a atual conjuntura estadual

O Sindifisco-PB realiza, nesta sexta e sábado (14 e 15), Seminário de análise da atual conjuntura política do Estado e a necessidade de construir perspectivas para a mudança do quadro de instabilidade que se encontra a Paraíba.          A palestra inicial, que será aberta ao público, será proferida pelos jornalistas Gilvan Freire, Hélder Moura e Walter Santos, que abordarão a cena política no Estado. Outro destaque na programação é a palestra do advogado constitucionalista André Ramos Tavares, que irá abordar a insegurança jurídica no Estado, causada pelos desmandos do Governo em diversos setores. Inscrições para filiados em www.sindifiscopb.org.br.

Debate em João Pessoa

O Fórum dos Servidores realiza, no dia 20 deste mês, debate com os prefeitáveis de João Pessoa, que acontece no auditório da TV Master, de onde também será transmitido pela TV a cabo e pela internet.
A exemplo do debate ocorrido na última semana em Campina Grande, as entidades farão perguntas aos candidatos sobre o tema administração Pública. Em seguida, os prefeitáveis realizam perguntas entre si, sobre tema livre.

Fortalecendo a democracia

Em Campina Grande, o debate realizado pelo Fórum dos Servidores repercutiu positivamente na imprensa e entre os candidatos. O evento, que contou com a presença dos sete candidatos à prefeitura, certamente irá contribuir para a tomada de decisão dos campinenses no pleito eleitoral desse ano.
As entidades participantes formularam perguntas que elevaram o debate para além das questões estruturais, tratando das demandas sociais da cidade e das lutas dos trabalhadores. O mesmo nível de organização será repetido em João Pessoa.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger