Home » » ENCONTRO - SEMINÁRIO - DOUTORADO

ENCONTRO - SEMINÁRIO - DOUTORADO

UFCG sedia encontro paraibano de Geografia
Evento começa nesta segunda, no Centro de Extensão do campus Campina Grande

A 5ª edição do Encontro Paraibano de Geografia será aberta nesta segunda-feira, dia 29, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).   Com o tema Geografia, Interdisciplinaridade e Saberes Múltiplos, o evento promoverá debates, conferências e minicursos - até o próximo dia 1º de novembro.
A conferência de abertura, proferida pelo professor-doutor Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre o tema do encontro, acontecerá às 19 horas, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande. Segundo os organizadores, o encontro contará com a participação de um grande número de professores, profissionais, estudantes e pesquisadores.
 O encontro, também sediado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), conta também com as parcerias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Vale do Acaraú (UVA) e a Associação de Geógrafos Brasileiros.

UFCG participa de seminário internacional em Harvard
Evento visou a ampliação do Programa Ciência sem Fronteiras nos EUA

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das 13 instituições brasileiras, consideradas de excelência, convidadas a participar do 1º Seminário Internacional Ciência Sem Fronteiras-Cooperação Acadêmica, realizado nesta terça e quarta na Universidade de Harvard, nos EUA.

O objetivo foi promover uma maior aproximação entre acadêmicos dos dois países, que resulte na ampliação do intercâmbio de alunos e conhecimento entre as instituições, aproveitando as novas oportunidades abertas pelo programa Ciência Sem Fronteiras.

Além da UFCG, representada pelo professor Antonio Marcus Nogueira Lima, também estiveram presentes ao evento representantes do ITA, USP, Unicamp, Santa Casa, IMPA, UFRGS, UFSC, Unifesp, UFRJ, PUC-RS, FioCruz e INCA, além de seis universidades americanas (Harvard, Stanford, Columbia, Yale, Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e Universidade da California em Los Angeles ).

Ciência sem Fronteiras

Lançado em dezembro de 2011, o programa Ciência sem Fronteiras já concedeu cerca de 17 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada. A expectativa até o fim deste ano é chegar a 20 mil bolsas, com investimento aproximado de R$ 1,12 bilhão. Os editais lançados até o momento selecionaram bolsistas para intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Espanha, Portugal, Austrália e Coréia do Sul.

Abertas na UFCG inscrições para doutorado em Engenharia de Processos
Estão sendo oferecidas 10 vagas

Até o dia 23 de novembro, estão abertas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) as inscrições para o curso de doutorado em Engenharia de Processos. Estão sendo oferecidas 10 vagas.

Com área de concentração em Desenvolvimento de Processos e as linhas de pesquisa em Processos Térmicos e de Separação e Desenvolvimento e Tecnologia de Materiais, o curso é de natureza interdisciplinar e reúne docentes das unidades acadêmicas de Engenharia Química, de Materiais, Mecânica e Agrícola, com foco na resolução de problemas regionais.

As inscrições estão sendo realizadas na coordenação do curso, no campus de Campina Grande. As inscrições também poderão ser feitas por correio, com data de postagem no período de inscrição. Neste caso, o candidato deve enviar um e-mail à Coordenação do PPGEP (cdep@dema.ufcg.edu.br), comunicando o envio dos documentos por correio postal.

O edital e informações sobre o programa estão disponíveis na página http://www.prodep.cct.ufcg.edu.br.

Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger