A assessoria do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, confirmou sua participação no cast de palestrantes do VI Encontro da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), que acontece no próximo mês. O tema da palestra ainda não foi confirmado, mas são muitas as possibilidades que podem surgir da pauta do Ministério, como a recente divulgação de invasão americana a dados brasileiros, marco civil da internet e a polêmica envolvendo aluguel de postes, por exemplo.
Este ano, foram muitas as demandas sob a responsabilidade de Paulo Bernardo. A mais recente delas foi o pedido feito pelo Ministério das Comunicações à Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) para explicar se há algum tipo de contrato que permita o compartilhamento de informações trafegadas no Brasil com empresas norte-americanas. A Polícia Federal está investigando o caso.
Pela suspeita de que o vazamento de informações tenha acontecido por meio de cabos submarinos, Bernardo chegou a anunciar o lançamento de um novo satélite e a implantação de novos cabos submarinos, que liguem o Brasil à Europa e África, para descentralizar esse tráfego.
Caso opte por uma abordagem mais aproximada aos provedores de acesso, presentes no evento, Paulo Bernardo poderá tratar do assunto de aluguel de postes, a partir de novas regras do Governo Federal, determinadas à Casa Civil e aos ministérios de Minas e Energia e Comunicações. Para o ministro, o aluguel de postes é uma barreira no avanço da internet no país. Ele afirmou também que algumas empresas se recusam a disponibilizá-los ou praticam “preços abusivos”. No discurso, o ministro reforçou que a prática “asfixia o pequeno provedor e encarece o serviço”.
Recentemente, o Governo Federal publicou alterações em uma norma de 2006 que trata da implantação da TV digital no Brasil. O objetivo das mudanças é acelerar o processo de digitalização da televisão no país. Este pode ser um outro assunto tratado pelo ministro no evento.
Sobre o Evento - O VI Encontro Nacional da ANID será em São Paulo (SP) entre os dias 18 e 20 de setembro, e contará com diversas palestras e debates que focarão “temas técnicos”, “Inclusão Digital”, “tendências e novas tecnologias”, “Redes Sociais” e uma temática que promete movimentar este encontro “Cidades Digitais”, cujo objetivo principal é promover o vínculo social, a inclusão digital, democratizar o acesso à informação, produzir dados para a gestão do espaço, aquecer as atividades políticas, culturais e econômicas e reforçar a dimensão pública. Será destaque também a exposição de produtos e serviços dos patrocinadores e associados da ANID.
As inscrições já podem ser realizadas por associados e não associados no hotsite do evento http://www.anid.com.br/6encontro/
Ascom Anid
0 comentários :
Postar um comentário