A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-Campus Patos) através dos cursos de odontologia e medicina veterinária em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, STTRANS e SEBRAE, lançará em breve o Projeto Carroceiro, que consta no cadastro desses trabalhadores informais, e posteriormente na adoção de medidas que promovam uma valorização social da classe e uma assistência médica direcionada também aos seus familiares, além de também oferecer orientação sobre cuidados e formas de manejo com os animais de carga. O projeto ainda envolve um trabalho de educação no trânsito, onde a STTRANS ficará responsável por repassar orientação sobre as normas de trânsito aos condutores de carroças cadastrados no projeto.
De acordo com o estudante de veterinária, Lamartine Medeiros, a ideia principal é promover uma ação de cidadania com esse público específico. “Percebemos que muitos desses trabalhadores não possuem um grau de instrução que possibilite entender e buscar alguns direitos básicos de cidadão. Sendo assim, resolvemos buscar parceria para colocar esse projeto de extensão em prática. Iremos por meio de palestras esclarecer dúvidas em relação a esses direitos de cidadão”, explica.
O projeto Carroceiro está previsto para ter início em agosto, podendo se estender até julho de 2014. “Nossa intenção também é tornar esse projeto um programa permanente, sendo mantido através desse convênio entre as entidades envolvidas”, destaca.
Comunicado
Na próxima sexta-feira, dia 16, a partir das 8:00h, haverá uma reunião na Associação Comercial de Patos, ao lado do Patos Tênis Clube, onde estão sendo convidados todos os carroceiros da cidade. Na ocasião terá início o cadastro, que será feito de forma gratuita para todos. Também haverá uma palestra informando a real intenção projeto e como funcionará.
0 comentários :
Postar um comentário