Home » » Incra cria assentamento da reforma agrária nas Várzeas de Sousa (PB)

Incra cria assentamento da reforma agrária nas Várzeas de Sousa (PB)

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba criou mais um assentamento da reforma agrária no Estado – o primeiro em 2011: o assentamento Nova Vida I, no Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas), no município de mesmo nome, no Sertão Paraibano.
A portaria de criação do assentamento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira, 11. O novo assentamento possui aproximadamente mil hectares, onde serão assentadas 141 famílias de trabalhadores rurais que ocupam a área, a cerca de 425 km de João Pessoa, desde 2004.
            O Contrato de Concessão do Direito Real de Uso da área foi assinado em 18 de dezembro de 2009 pelo então superintendente do Incra-PB, Antônio Ribeiro (Frei Anastácio), e o então Governador do Estado da Paraíba, José Maranhão.
            De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), as 141 famílias de trabalhadores rurais acampadas nas Várzeas de Sousa possuem uma grande produção – de até 160 toneladas de alimentos por ano – mesmo na condição de acampadas, sem acesso a créditos e a qualquer infra-estrutura.
Histórico
A ocupação de áreas no Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa (Pivas) teve início em 2004 com 60 famílias de trabalhadores rurais sem terra. A partir de 2007, o Incra, o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado da Paraíba passaram a discutir a legalização do repasse das terras ocupadas ao Incra. Na época, o repasse das terras ficou condicionado à assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a ser celebrado entre os Ministérios Públicos Federal e Estadual, o Governo do Estado da Paraíba, e sua respectiva Secretaria do Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, o Ministério da Integração Nacional, o Incra, representantes do acampamento, a CPT e representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O objeto do referido TAC era a cessão pelo Estado da Paraíba ao Incra do uso de uma área de aproximadamente 1.007 hectares.
Em novembro de 2009 chegou-se a um acordo e a Assembléia Legislativa do Estado aprovou o projeto de Lei N° 1.411/2009, autorizando o Poder Executivo a conceder o direito real de uso ao Incra das áreas referentes ao Projeto de Irrigação Várzea de Sousa, assim como a posterior doação desses lotes aos agricultores assentados.
Próximos passos
Com a Portaria, o Incra-PB fica autorizado a promover a seleção, o cadastramento e a homologação das famílias cadastradas e, posteriormente, iniciar a elaboração de plano de desenvolvimento da área e a concessão de créditos às famílias selecionadas.
A implantação dos assentamentos observa a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965, que determina que sejam mantidas áreas de Reserva Legal (equivalente a 20% da área do imóvel) e Preservação Permanente (margens de rio, cumes de morros etc.), de forma a conciliar o assentamento com a preservação do meio ambiente.

Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger