Está acontecendo entre os dias 3 e 5 de outubro, no auditório do Fórum Miguel Sátyro, o I Simpósio de Epilepsia (Urgência e Emergência da Paraíba), que teve início na noite ontem. O objetivo do evento é com conscientizar a sociedade que a Epilepsia tem cura, e que deve haver uma atenção maior voltada para os portadores da doença.
O simpósio está sendo realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Faculdades Integradas de Patos (FIP), ITEC, APCEF SAÚDE, 6ª Regional de Saúde, Redepharma e Dr. Alexandre Firmino.
De acordo com o presidente da Federação Brasileira de Epilepsia, João Hercules Bezerra Gomes, “tudo isso está sendo feito para que as pessoas tenham conhecimento de que a epilepsia tem cura e que os pacientes podem ter acesso a cirurgia, gratuitamente. Estamos tentando viabilizar em parceria com os poderes públicos, a implantação de uma ressonância magnética através do SUS, que irá facilitar o tratamento e o encaminhamento até a cirurgia”, disse.
Para o neuropsicólogo, Sérgio Santos, a forma correta de lidar com a epilepsia ainda é pouco divulgada no Brasil, e o simpósio vem exatamente desmistificar alguns conceitos antigos.
Pedro Augusto, diretor do SAMU de Patos, falou sobre como as equipes atendem os pacientes com epilepsia, e como as pessoas podem agir antes do socorro. “Atendemos diariamente casos de pacientes com epilepsia, e que exigem bastante atenção. Orientamos para que antes de chegarmos até o paciente, que as pessoas nunca tentem colocar dedo na boca do paciente, nem tente parar a crise, apenas coloque a cabeça um pouco de lado para que o mesmo não engula a própria saliva, causando assim uma broncoaspiração.
Estão participando do I Simpósio de Epilepsia (Urgência e Emergência da Paraíba), profissionais da saúde do município e estado, palestrantes de outros estados, estudantes e secretários municipais da região.
Informações pelo site: www.aspeparaiba.com.br, e pelos telefones: (83) 8712-1262, (83) 9957-8090, (83) 9929-6559. epilepsiatemcura@bol.com.br
0 comentários :
Postar um comentário