Home » » CIPA do Hospital Regional registra queda nos acidentes e aumento da conscientização dos funcionários em Patos

CIPA do Hospital Regional registra queda nos acidentes e aumento da conscientização dos funcionários em Patos


Neuziane - Presidente da CIPA
A implantação da Comissão Interna de Proteção de Acidentes, no Hospital Regional de Patos, deputado Janduhy Carneiro trouxe uma nova postura na aplicação das medidas de segurança no trabalho, bem como na queda nos índices desses episódios naquela unidade de saúde. Quem faz esse diagnostico é a presidente da Comissão Maria Neuziane Silva Azevedo, (foto) que vê avanços nas ações de combate a acidente no trabalho, embora reconheça que exista no pessoal da enfermagem, um pouco de descuido com relação a sua prevenção.
Para a presidente, em um hospital o inimigo é invisível e perigoso, que pode levar o trabalhador da saúde a uma infecção, quando do manejo incorreto dos equipamentos de proteção individual, conhecido por EPI. No setor há uma desatenção a esses cuidados na ordem de 30% dos enfermeiros.
Mesmo assim os números são importantes, pois o mais alto índice de acidentes é na ordem de 4% e que foi registrado nesse ano de 2012, somente no mês de fevereiro passado. Em 2011 houve registro na mesma ordem percentual nos meses de maio e novembro.
De acordo com Neuziane, os casos mais comuns acontecem no manejo com elementos químicos ou mesmo resíduos hospitalares. Ela atestou ainda que por medo dos funcionários deixem de relatar alguns casos de acidentes, contudo, paulatinamente isso vem mudando, pelo apoio recebido de conscientização por parte da diretora do Hospital Regional de Patos, Silvia Ximenes que buscado fortalecer as ações ajudando aos funcionários vitimados.
Em recente relatório a CIPA solicitou equipamentos para melhorar os trabalhos dos maqueiros e pessoal que recolhe o lixo hospitalar. Alem de implantação do Mapa de Risco e a sinalização de algumas áreas do hospital que deverá ser implementado nos próximos dias. Todavia a CIPA destaca a interação que funcionários que tem buscado atender a todos os requisitos de segurança no exercício de seu trabalho, como faz o funcionário Eliomar Silva, mais conhecido por “Neguinho” (foto) que não relaxa no uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e diz entender bem a proposta dos cuidados idealizadas dentro do Hospital Regional de Patos

Parceria CEREST e CIPA treina e orienta funcionários do Hospital Regional de Patos
Ampliando o foco no combate aos acidentes de trabalho, recentemente uma parceria com o CEREST (Centro de Referencia Social do Trabalhador) tem trazido aos funcionários e aos membros da CIPA do Hospital Regional de Patos, deputado Janduhy Carneiro, ensinamentos através de treinamentos e eventos realizados dentro da instituição.
Dias atrás aconteceu uma palestra com vídeos da equipe do CEREST comandada pelo sanitarista Petrônio Gouveia, a todos funcionários do HRP alem de exposição de materiais de proteção, mostrando a importância de usá-lo para a saúde de todos os trabalhadores.
Fonte: Ascom/Cláudio Paschoal















Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger