Home
»
»
A partir de agora a aposentadoria do servidor público será igual ao da iniciativa privada
A partir de agora a aposentadoria do servidor público será igual ao da iniciativa privada
Os servidores públicos que ingressarem no Executivo federal de agora estarão sob as normas do novo regime previdenciário do setor, informou a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.
As novas regras trarão "maior justiça previdenciária", ao "reduzir a disparidade entre o regime geral [da Previdência Social] e o regime próprio do serviço público", reforço a Miriam Belchior, em coletiva a jornalistas,
No novo modelo, quem entrar no serviço público ganhando acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode mais se aposentar com o salário integral.
Para receber mais que o teto, atualmente em R$ 4,1 mil, o servidor deverá contribuir com o Fundo de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo.
Segundo a ministra, a previdência do servidor público teve um déficit superior a R$ 60 bilhões em 2012, atendendo a cerca de um milhão de beneficiários.
Com a nova lei, o servidor continuará contribuindo com 11% e a União com 22%, mas a contribuição será sobre o teto do INSS. Se o servidor público quiser receber mais do que o teto depois que se aposentar, ele deverá contribuir com 7,5%, 8% e 8,5% sobre o excedente.
0 comentários :
Postar um comentário