“Uma política de estado para a cultura: desafios do sistema nacional de cultura”. Com esse tema a gestão municipal de cultura, os artistas diversificados, a sociedade civil e a Prefeitura Municipal de Lagoa Seca juntaram forças na perspectiva de avaliar, debater e propor as políticas públicas para a cultura em Lagoa Seca, realizando a 2ª Conferência Municipal de Cultura.
A abertura se deu por volta das 9hs, com o pronunciamento do Prefeito Tadeu Sales que durante a sua fala frisou a importância da conferência e mostrou-se sensibilizado no que diz respeito às políticas para a cultura.
Na mesa também esteve presente a vice-prefeita Eleuza Barbosa, o presidente da Câmara Municipal, vereador Nelson Anacleto, o Chefe Substituto da Representação do Ministério da Cultura da Região da Nordeste que explicou a dinâmica metodológica da conferência. Também esteve à mesa, um representante dos artistas da terra, Adriano Ezequiel, e um representante dos artesãos, Expedita Medeiros.
Em seu pronunciamento, o Chefe Substituto da Representação do Ministério da Cultura da Região da Nordeste, Lúcio Rodrigues, enfatizou a importância do debate a cerca da implantação de uma política de cultura permanente para Lagoa Seca, levando em consideração as potencialidades do município, investindo, acreditando na juventude e potencializando o artesanato local. “Estaremos fazendo esforços possíveis para que em breve esta cidade possa receber recursos do Fundo Nacional de Cultura”, afirmou.
Após as falas das autoridades os participantes se dividiram nos eixos temáticos propostos pela Conferência Nacional de Cultura para discutir as propostas posteriormente em plenária. Logo após, listadas as quatro melhores propostas de cada eixo para serem debatidas na conferência estadual, ouve a eleição dos delegados, sendo os mesmos, democraticamente eleitos na plenária, sendo: três representantes da sociedade civil e uma do coordenador da comissão de organização que tinha vaga nata no processo.
São esses os delegados votados em plenária
Vaga da Gestão da Cultura: Ulisses dos Santos
Sociedade Civil: Fabiano dos Santos, Daniel Marques e Jussieu Diniz
DECOM
0 comentários :
Postar um comentário