Home » » Padre realiza ‘Dia D contra Seca’

Padre realiza ‘Dia D contra Seca’

 
O padre Djacy Brasileiro está mobilizando a população pelas redes sociais para o “Dia D da Transposição contra a Seca”. Ele convoca a população dos 202 municípios (90,5%) que estão em situação de emergência por causa da estiagem para que façam protestos organizados na próxima quinta-feira (15).  Em Pedra Branca, no Sertão, onde ele mora, ele organiza uma caminhada às 10h e vai construir junto com a população uma cruz de latas vazias. O protesto saíra da frente da igreja da cidade, no Centro. 
De acordo com o padre, passado o período invernoso, a situação no Sertão deverá piorar. “As chuvas não foram suficientes para encher reservatórios e açudes. No Vale do Piancó, a situação melhorou um pouco, mesmo assim, as chuvas só serviram para nascer pasto para ser utilizado como comida dos animais. A colheita este ano será zero. Muitas pessoas plantaram, mas perderam toda plantação. Já no Sertão, a situação está caótica e o cenário é traumático”, disse.
Por causa dessa situação, o padre Djacy Brasileiro está organizando um protesto para alertar a população sobre a necessidade de agilidade das obras do projeto de transposição do Rio São Francisco. Há dois meses, ele visitou o lote sete, em São José das Piranhas e as obras estavam paralisadas. “Estamos cansados de soluções paliativas, carros-pipa ajudam, mas não são suficientes para abastecer a população. O sertanejo precisa de obras estruturantes, que resolvam o problema da seca”, concluiu. Ele completou informando que, após a caminhada, será feita uma carta reivindicatória que posteriormente será enviada para as autoridades competentes.
Contaminação de Coremas: Estado pode traçar plano de abastecimento
Um laudo elaborado pela Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) detectou que a água do açude de Coremas Mãe D’Água está imprópria para o consumo humano. Apesar disso, o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Moraes, disse que não recebeu nenhum documento oficial e irá aguardar um laudo da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e da Comapnhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). “Apenas após o laudo da Aesa e da Cagepa iremos nos pronunciar e, se for o caso, traçar um plano de abastecimento de água para que a população não seja prejudicada. Estamos buscando recursos junto ao Governo Federal para garantir o abastecimento das 202 cidades que estão sofrendo com a seca”, explicou. O laudo da Funasa analisou amostras coletadas no açude e diagnosticou que apresentaram coliformes totais, que indica a contaminação com material fecal. Segundo a análise, a situação está ocorrendo porque o açude - o maior do Estado com capacidade para 1,3 bilhão de metros cúbicos - não tem estação de tratamento.
Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger