A paraibana, Rafaela Wilka, participou do Campeonato Brasileiro Sênior de Luta Olímpica, a principal competição do calendário nacional da modalidade. Rafaela, que é natural de Itaporanga, representou a Paraíba e as Faculdades Integradas de Patos (FIP), alcançando o 5º lugar. A disputa aconteceu em Osasco (SP).
Quem está habituado a ver Rafaela lutando judô vai ter que se acostumar a vê-la em outra modalidade. Depois do atletismo, a luta Olímpica é considerada o esporte mais antigo. Considerado de combate, o duelo tem golpes de grande plasticidade, uso de muita força e técnicas velozes.
A mudança de modalidade trouxe novos desafios. “O Brasil tem uma equipe muito forte, todos querendo disputar as Olimpíadas de 2016”, contou Rafaela, que já sabe o caminho para enfrentar os adversários. “Eu pretendo treinar mais para ganhar e chegar no Rio de Janeiro”, almeja.
Mas engana-se quem pensa que o judô ficará em segundo plano. “Eu pretendo treinar e focar nos dois. Quero continuar no judô, mas a luta olímpica, que é uma coisa nova, tem como abrir mais chances de chegar às Olimpíadas. É fato que no futuro eu vou ter que abrir mão de um dos dois, mas eu ainda não sei qual”, lamentou a atleta.
Recentemente, Rafaela Wilka foi eleita destaque do ano em dos maiores portais de judô do país. Nos próximos meses, a atleta, que já tem o apoio das FIP, participará do Campeonato Brasileiro Júnior de Luta Olímpica, e concorrerá a uma Bolsa Atleta de nível federal.
0 comentários :
Postar um comentário