Home » » Nasf realiza atividade física com idosos em Patos

Nasf realiza atividade física com idosos em Patos


Com a finalidade de fazer com que os idosos abandonem o sedentarismo e melhorem a qualidade de vida, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realiza todas as terças e quintas-feiras um encontro de atividades físicas no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, onde os idosos do NASF realizam aquecimentos e alongamentos.
Sob a orientação do Profissional de Educação Física, Cleiton Quintino da Silva, os cerca de 100 idosos realizam essas atividades duas vezes por semana. Dentre os exercícios físicos propostos, está o alongamento e a ginástica localizada, adaptada ao grupo. “Além dos exercícios, nós realizamos também aqui um trabalho de informação e prevenção, onde levamos aos idosos conhecimentos sob os benefícios da atividade física na terceira idade, além de tratar de vários temas como AVC, depressão, direito dos idosos e nutrição”, disse o educador.
Segundo levantamento do próprio instrutor, a maioria dos seus alunos apresenta doenças que acometem a terceira idade a exemplo diabetes, obesidade e hipertensão.
De acordo com Cleiton Quintino, os encontros semanais, além de estimular a prática esportiva, aumentam a autoestima do idoso. “A gente percebe que o idoso chega aqui com ansiedade, depressão, muitas vezes causadas pelos sintomas de doenças crônicas. Mas com o convívio com pessoas de sua idade, esses problemas vão sumindo gradativamente”, avaliou.
A usuária do serviço, Maria Dias Morais, de 83 anos, comemorou com empolgação o fato dos exercícios físicos terem permitido que ela deixasse de usar cadeira de rodas. “Eu fiquei paralítica após um derrame, meus filhos me levaram para Brasília, dada como morta. Eu passei 10 messes internada na urgência médica. Voltando para Patos, após um ano, o médico me indicou para fazer exercícios físicos. Sabendo que existia esse grupo aqui, passei a frequentar e fui me recuperando aos poucos. Hoje já consigo andar, falar e abrir e fechar as mãos. Para mim, esses exercícios foram um Milagre de Deus”, exaltou a aposentada.
Já para Antônia Leite de Caladas, também usuária dos serviços do NASF, os exercícios auxiliaram no controle da pressão arterial, além de perder peso. “Eu me sinto muito bem, a atividade melhorou a minha pressão, que antes era 18x10 e hoje ela fica em torno de 14x8, normal. Além de perder 7 quilos”, comentou.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF - composto por uma equipe que reúne profissionais de diversas áreas (Educador Físico, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico e Fisioterapeuta) foi implantado em Patos com os objetivos de apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, ampliar as ações da atenção primária e aumentar a resolutividade da Equipe Saúde da Família mediante o apoio matricial, no desenvolvimento das ações básicas à saúde.



Compartilhe :

0 comentários :

Postar um comentário

ARQUIVO

ARQUIVO
Registro em nosso programa de radio a participação do atual governador Ricardo Coutinho, na primeira entrevista em emissora da cidade de Patos, com telefones abertos aos ouvintes, no período de campanha eleitoral, no programa Estudio Aberto na Rádio Princesa FM. Estavamos acompanhados do nobre jornalista Marcos Nogueira naquela oportunidade.

INTERNET

INTERNET

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Image and video hosting by TinyPic
 
Support : Your Link | Your Link | Your Link
Copyright © 2013. CLÁUDIO PASCHOAL - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger